Trump Foundation pode ser fechada por acusações de irregularidades financeiras

Trump Foundation irregularidades financeiras

Trump em evento de arrecadação para a Trump Foundation. Imagem: Reuters.

O presidente Donald Trump aceitou fechar sua fundação de caridade, a Trump Foundation. A entidade é acusada de “persistente conduta ilegal”, anunciou nesta terça-feira, 18, a procuradora-geral de Nova York, Barbara Underwood, conforme divulgado pela Associated Press.

Underwood informou que a fundação será dissolvida e seus bens serão distribuídos entre outras obras de caridade. A procuradora iniciou um processo legal contra a Trump Foundation em junho, acusando-a de “comportamento ilegal persistente”. “É uma importante vitória para o império da lei, deixando claro que as regras são iguais para todos”, afirmou a procuradora em um comunicado.

Segundo a Justiça, a fundação era usada pelo bilionário para pagar despesas pessoais. Em agosto, Amy Spitalnick, porta-voz de Underwood, escreveu em publicação no Twitter: “Como nosso processo detalhou, a Fundação Trump funcionou como um cofre pessoal para servir aos interesses empresariais e políticos de Trump”.

Palm Beach e o resort Mar-a-Lago

A procuradoria do estado de Nova York que entrou com a ação judicial que garante que Trump usava os ativos da fundação para pagar seus advogados, promover seus hotéis e negócios e comprar artigos pessoais. Também acusa a fundação de conduzir uma “extensa coordenação política ilegal” com a campanha presidencial de Trump.

O texto acusa a Fundação Donald J. Trump “de persistente e extensa coordenação política com a campanha presidencial, de repetidas e intencionais transações entre empresas do mesmo grupo em benefício dos interesses pessoais e empresariais de Trump e de violações das obrigações legais básicas para fundações sem fins lucrativos”.

De acordo com o processo de acusação, os supostos abusos incluíram ainda contribuir com dinheiro para uma campanha política da Flórida; promover os hotéis da marca Trump; resolver um processo em 2007 entre a cidade de Palm Beach e o resort Mar-a-Lago; solucionar outro processo movido por um golfista que participou de um evento de caridade patrocinado por Trump em 2012 e cobre despesas pessoais, incluindo a compra de um retrato que foi exibido em um de seus clubes de golfe.

De acordo com o processo, houve tão pouca supervisão da fundação que sua diretoria não se reúne desde 1999, apesar dos requisitos legais para uma reunião anual necessária para revisar as suas finanças.

Baixe nosso app:

Comments

Fonte: Gazeta News