O presidente Donald Trump confirmou que está estudando “seriamente” a possibilidade de enviar imigrantes indocumentados detidos pelas autoridades às chamadas “cidades-santuário”, localidades que são geralmente lideradas por democratas e que não destinam recursos à perseguição de imigrantes.

“Devido ao fato de os democratas não quererem mudar as nossas tão perigosas leis de imigração, estamos, como foi informado, considerando seriamente a ideia de colocar imigrantes ilegais apenas nas cidades-santuário”, escreveu Trump no Twitter.

Na segunda-feira, 15, o presidente voltou a falar no assunto. “Eu convidei o Congresso para retornar a Washington D.C. para “consertar as leis de imigração”, escreveu. O congresso está em um recesso legislativo de duas semanas enquanto os senadores e deputados se reúnem com constituintes em seus distritos congressionais.

O Presidente tem o poder, nos termos do Artigo II, Seção 3 da Constituição, de convocar uma sessão especial do Congresso a qualquer momento que ele escolher, mas o recado pelo twitter não parecia ser uma ordem, mas uma sugestão.

Operação do ICE contra imigração ilegal prende mais de 280 em empresa do Texas

Na última segunda-feira, o presidente voltou a insistir, em discurso durante evento do dia do imposto, que as leis de imigração americanas são “horríveis e tolas” e permitem que bandidos reivindiquem asilo.

Trump disse que os democratas são os culpados por sua falha em cumprir uma promessa de campanha importante para retardar o fluxo de imigrantes para os Estados Unidos.

“A Esquerda Radical sempre parece ter uma política de Fronteiras Abertas e Braços Abertos, portanto, com certeza, isto lhes fará muito felizes!”, acrescentou.


A mensagem de Trump foi postada no Twitter horas depois de o jornal The Washington Post informar sobre esse plano e a Casa Branca assegurar que essa ideia estava descartada.

Novo sistema do USCIS promete acelerar processos de imigração no sul da Flórida

O plano, segundo o The Washington Post, consistiria em transportar os imigrantes sob custódia das agências migratórias às cidades ou circunscrições que optam por proteger os imigrantes ilegais e se negam a informar as autoridades federais sobre o status legal das pessoas detidas.

Essa ideia foi estudada tanto em novembro como em fevereiro, e a Casa Branca argumentou diante do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas que a intenção era tanto aliviar o problema de falta de espaço nos centros de detenção, como enviar uma mensagem aos democratas.

Trump criticou duramente desde que chegou ao poder as cerca de 200 jurisdições “santuário” dos EUA e, em 2017, tentou privá-las de fundos federais, mas um juiz freou essa medida. Com informações da Agência EFE.

O post Trump fala em enviar imigrantes indocumentados a cidades-santuário apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News