Foto8 Donald Trump Trump ameaça enviar patrulheiros armados à fronteira com o México
“É melhor que isso não aconteça novamente! Nós estamos agora enviando soldados armados à fronteira”, postou Trump no Twitter

A postagem no Twitter ocorreu após um soldado mexicano tirar a arma de um patrulheiro americano no Texas

Na quarta-feira (24), o Presidente Donald Trump ameaçou enviar mais patrulheiros armados à fronteira entre os EUA e o México, após um soldado mexicano tirar a arma de um patrulheiro americano no Texas. O incidente ocorreu no início de abril.

“Recentemente, soldados mexicanos tiraram armas dos nossos agentes da Guarda Nacional; provavelmente uma tática distrativa para beneficiar os traficantes de drogas na fronteira”, postou Trump no Twitter. “É melhor que isso não aconteça novamente! Nós estamos agora enviando soldados armados à fronteira. O México não está fazendo o suficiente nas detenções & retornos!”

As autoridades dos EUA informaram que aguardam um pedido do Departamento de Segurança Nacional (DHS) nos próximos dias de tropas adicionais para complementar os já milhares de patrulheiros que estão na área desde 2018. Entretanto, calcula-se que esse número seja poucas centenas. Alguns dos patrulheiros lotados na fronteira já portam armas.

Trump referiu-se ao incidente ocorrido no início de abril, quando patrulheiros mexicanos removeram a arma de um dos 2 agentes dos EUA numa região remota do Texas. Os soldados mexicanos pensaram que os americanos haviam entrado em território mexicano.

O Comando Norte dos EUA, quer auxilia a Patrulha da Fronteira (CBP), confirmou que os dois agentes americanos trafegavam numa viatura oficial no sul da cerca na fronteira e não norte, no sábado (13), quando foram confrontados.

O ministro das relações exteriores do México considerou o incidente uma confusão “rotineira” numa área onde a divisa entre os dois países não é claramente definida. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que iniciará uma investigação para apurar o ocorrido.

“Nós não iremos brigar com o governo dos Estados Unidos”, disse Andrés. “A coisa mais importante é que nós queremos um relacionamento de respeito mútuo e cooperação em prol do desenvolvimento”.

Quando perguntada se Trump de fato enviará mais patrulheiros à fronteira, a conselheira da Casa Branca, Kellyanne Conway respondeu que ele “talvez” faça.

“Eu acho que o Presidente está deixando claro, como ele sempre faz, que possui muitas opções diferentes à disposição dele para tentar controlar essa crise humanitária”, respondeu ela, na quarta-feira (24).

Atualmente, há 4.350 militares na fronteira, sendo que muitos deles estão envolvidos em vigilância e construção de cercas de arame farpado. Além disso, o Presidente alertou para um grupo de centro-americanos que rumava em direção da fronteira dos EUA.

“Uma caravana muito grande de mais de 20 mil pessoas começaram a atravessar o México. Ela foi reduzida de tamanho pelo México, mas ainda continua vindo”, postou Trump sobre o grupo no Twitter, o qual agora deva ter cerca de 3 mil pessoas.

Fonte: Brazilian Voice