Trump adia operações de deportação do ICE por duas semanasO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (22) que está adiando as operações do US Immigration and Customs Enforcement, planejadas para ocorrer no domingo em 10 cidades americanas, incluindo Miami.

“A pedido dos democratas, adiei o Processo de Remoção da Imigração Ilegal (deportação) por duas semanas para ver se os democratas e os republicanos podem se unir e encontrar uma solução para os problemas do Asilo e na Fronteira Sul”, disse Trump no Twitter no sábado. “Se não, as deportações começam!”

No começo do dia, Trump defendeu as operações, argumentando que as famílias alvo da operação estavam fugindo da lei.

“As pessoas que o Ice vai apreender já foram condenadas a serem deportadas”, Trump twittou. “Isso significa que eles fugiram da lei e saíram dos tribunais. Essas são pessoas que deveriam voltar para seu país de origem. Eles quebraram a lei entrando no país e agora ficando”.

A ICE está planejando prender e deportar cerca de 2 mil famílias imigrantes com remoções judiciais em 10 cidades, a partir do domingo, disse um alto funcionário da imigração à CNN. Trump disse aos repórteres que ele partiu da Casa Branca para Camp David no sábado que os ataques começariam “durante a próxima semana, talvez um pouco antes disso”.

“Estas são pessoas que entraram ilegalmente no país. Eles foram intimados. Eles passaram por um processo. Um processo dos tribunais, e eles têm que ser removidos do país”, disse Trump. “Eles serão removidos do país”.

Ele caracterizou as operações de deportação como “muito bons policiais cumprindo a lei”, e afirmou que sua administração está “muito focada em tirar o MS-13 do país”.

“Algumas cidades vão lutar contra isso, mas se você perceber, elas geralmente são cidades de alta criminalidade. Se você olhar para Chicago, elas estão lutando. Se você olhar para outras cidades, elas estão lutando contra isso. Muitas delas são cidades de alta criminalidade e são cidades-santuário”, disse Trump. “As pessoas estão cansadas das cidades-santuário e do que ela faz e do crime que ela traz”.

As operações estão sendo planejadas em Atlanta, Baltimore, Chicago, Denver, Houston, Los Angeles, Miami, Nova Orleans, Nova York e São Francisco.

Trump fez um anúncio vago na segunda-feira de que uma operação do ICE era iminente. Ele alegou que seu governo estaria deportando “milhões” de imigrantes indocumentados na próxima semana – divulgando tal operação antes de ser realizada e surpreendendo algumas autoridades dentro de sua própria administração.

O secretário interino do Departamento de Segurança Interna, Kevin McAleenan, no entanto, tem hesitado sobre os elementos da operação, disseram duas fontes familiarizadas à CNN.

De acordo com uma fonte familiarizada com a situação, McAleenan desistiu de uma aparição prevista para o domingo no dia em que a operação do ICE deveria começar, o que aumenta a especulação de que haja uma divisão com a Casa Branca.

Democratas

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, no sábado, pressionou para que Trump suspendesse os ataques, que ela chamou de “sem coração” e uma “ação brutal que destruirá as famílias e injetará terror em nossas comunidades”.

“Essas famílias são membros que trabalham duro em nossas comunidades e em nosso país. A ação do presidente não faz distinção entre uma violação de status e cometer um crime grave”, disse Pelosi em um comunicado.

Na sexta-feira (21), os prefeitos das cidades se manifestaram contra os ataques e expressaram apoio às famílias migrantes.

“É inconcebível que a administração federal esteja alvejando famílias de imigrantes inocentes com ataques secretos que são projetados para infligir o máximo de medo e dor possível”, disse o prefeito de São Francisco London Breed, que lidera uma cidade-santuário.

Alguns dos prefeitos, incluindo Lori Lightfoot, de Chicago, e Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles, disseram que a cidade não ajudaria nas incursões da imigração.

Mark Morgan, chefe interino do ICE, disse a repórteres na quarta-feira (19) que o objetivo é “não separar famílias”, mas impedir que imigrantes atravessem ilegalmente a fronteira dos EUA com o México.

As famílias imigrantes, que haviam recebido ordens finais de remoção pelos juízes à revelia, receberam cartas do ICE em fevereiro, pedindo que se auto-apresentassem aos escritórios locais da ICE até março para cumprir as ordens, disse Morgan.

Ele disse que o ICE e o Departamento de Justiça haviam trabalhado em conjunto com os casos de famílias nas cortes e que os “resultados eram muito decepcionantes”, alegando que algumas famílias não compareceram às audiências de imigração. Com informações da CNN.

Relacionada

ICE prepara operação para deter indocumentados no domingo, 23, em Miami e outras 9 cidades

O post Trump adia operações de deportação do ICE por duas semanas apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News