Chegou ao Rio de Janeiro a primeira das três novas composições do Trem do Corcovado, uma das atrações turísticas mais famosas do País. Os outros dois chegarão em agosto, e a viagem inaugural dos três está agendada para o dia 9 de outubro, aniversário de 135 anos da Estrada de Ferro Trem do Corcovado.

Marluce Balbino

O presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves

O presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves

Com o objetivo de trazer mais conforto e comodidade aos passageiros, os novos Trens do Corcovado possuem capacidade para 600 passageiros/hora e contam com teto panorâmico e espaços adequados para bicicletas e cadeiras de rodas. Outra vantagem é que com a instalação das novas composições, a estação ferroviária estima uma redução de 75% nos gastos com energia elétrica.

“Nossa previsão é que com a chegada dos novos trens, o número de passageiros no Trem do Corcovado aumente aproximadamente 30%. Para se ter uma ideia, por ano, mais de 800 mil pessoas utilizam o meio de transporte”, explica o presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves. Segundo ele, após os investimentos de R$ 200 milhões, que envolve a ampliação da centenária estação, a atração turística deverá receber cerca de 1 milhão de visitantes/ano.

Os Novos Trens do Corcovado contarão com espaços adequados para bicicletas e cadeiras de rodas
Os Novos Trens do Corcovado contarão com espaços adequados para bicicletas e cadeiras de rodas

Outra grande vantagem dos novos trens é a velocidade. Nos atuais, é de 15 quilômetros por hora na subida e de 10 a 15 na descida. Esse ritmo vai subir para até 25 quilômetros por hora, na subida. Na descida, 18 km/h.

O contrato para a fabricação das composições foi firmado com a empresa suíça Stadler Rail Group no fim de 2015.

Fonte: PANROTAS