Worried Teenage Girl In Bedroom With Boyfriend

Depressão é uma das enfermidades mais presentes no mundo, e está crescendo. Como sempre, no início pouco se sabe sobre a enfermidade e muitos enganos acontecem; não tem como evitar. Nesse sentindo, alguns estudos estão trazendo mais informações sobre o uso de antidepressivos, especificamente os inibidores da recaptação de serotonina.

Explicando um pouco melhor o que isso quer dizer, a serotonina é liberada no nosso sistema nervoso central e nos leva a sentir prazer e satisfação. Claro que isso nos faz mais feliz. Os antidepressivos aos quais estou me referindo impedem que a serotonina liberada seja retirada e transportada para outro local, prolongando o tempo de satisfação, prazer e claro felicidade.

Tudo muito lindo, tudo maravilhoso, e por isso essas drogas foram apelidadas de pílula da felicidade.

Mas, como somos seres complexo e não máquinas, algumas descobertas recentes têm mostrado que pode não ser tão bom assim. Os estudos são iniciais ainda mas sinalizam que devemos tomar muito cuidado e não achar que podemos simplesmente sermos felizes apenas tomando uma pílula por dia. A vida é mais complexa que isso e nosso corpo também.

Junto com todas essas informações, sabemos hoje que a maior parte da serotonina é produzida nos intestinos. Assim surgiu a pergunta: o que essas drogas que inibem o transporte da serotonina causam nos intestinos? A resposta parece não ser muito positiva.

Como todos sabem no intestino vivem milhões de bactérias muito importantes para nossa saúde. Importante na produção de vitaminas, de prebióticos, auxiliam na digestão, sinalizam efeitos muito importantes para o cérebro entre outras coisas. Nos intestinos existem também bactérias que produzem, usam e transportam a serotonina.

Os experimentos mostraram que o remédio tomado para depressão diminuiu a produção e transporte de serotonina no intestino. Além disso o número de bactérias importantes para nossa saúde também diminuiu.

Essas informações são importantes em vários aspectos. O primeiro é que sempre temos que ficar atentos aos “novos” sintomas que podem aparecer com o uso de qualquer medicamento, isso ajuda o médico a entender se podemos ou não continuar a tomar o remédio ou seria melhor mudar o medicamento.

Outro ponto e este, a meu ver mais importante, é tentar tratar a depressão. Sim, você não leu errado, eu disse tratar a depressão. Porque esses antidepressivos são sintomáticos, isso quer dizer que tratam os sintomas e não a causa da depressão. Apenas o uso de medicamentos sem um acompanhamento com terapia não vai tratar, vai empurrar o problema para frente e vai piorar a situação.

Caso você ainda não saiba, se você já tinha problema em ter pouca serotonina ou em manter a serotonina, depois do uso desses medicamentos o problema pode se agravar e os sintomas sem a medicação pode ficar ainda pior.

Então, vamos estar sempre atentos e tentar buscar a solução para as enfermidades, buscar a cura.

A medicina mais moderna está mais atenta às causas das doenças e assim os medicamentos podem ser utilizados para aliviar os sintomas até que a causa seja descoberta e, realmente, tratada.

O post Tomar antidepressivo pode consertar uma coisa e estragar outra apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News