Por 104 votos a 9, a Câmara da Flórida aprovou na última terça-feira, 23, por tornar o “text while driving” um crime primário e, com isso, a polícia poderá parar e multar motoristas que forem vistos enviando mensagens de texto pelo celular enquanto dirigem.

Atualmente, o “text while driving” é considerada uma ofensa secundária e a polícia só pode autuar o motoristas por mensagens de texto ao volante se eles forem parados por outras razões primeiramente.

Ao tornar o “text while driving” um crime primário, a polícia passa a ter a autonomia de também parar os motoristas vistos enviando mensagem pelo celular enquanto conduzem.

Uma primeira infração é punível com uma multa de US $ 30, com uma segunda infração custando US $ 60. Custos e taxas judiciais também se aplicariam.

A proposta HB 107 tem a autoria da Deputada Republicana Jackie Toledo, de Tampa; e da Democrata Emily Slosberg, de Boca Raton.

O projeto de lei segue para o Senado, que está votando, além da ofensa primária, uma proposta que permitiria que os motoristas usem dispositivos sem fio quando estiverem viajando nas estradas da Flórida – uma restrição que os líderes da Câmara não apoiaram. Um debate está marcado para quinta-feira, 25.

Pelo projeto de lei, o envio de mensagens de texto não se aplica a um condutor que utilize um dispositivo de navegação ou sistema ou a um condutor cujo veículo esteja parado.

“Texting while driving” é uma ofensa primária em 43 estados norte-americanos.

Discriminação racial

Inúmeros legisladores negros e hispânicos manifestaram preocupação de que tornar ofensa primária o “text while driving” levaria à discriminação racial de motoristas.

Como parte do projeto de lei da Câmara, os agentes da lei teriam que registrar a raça e a etnia das pessoas que recebem citações por mensagens de texto enquanto dirigem, o que poderia permitir o rastreamento para saber se certos motoristas estiverem sendo alvos.

Mortes

Gwendolyn Reese aderiu à luta para tornar a punição mais dura para mensagens de texto e dirigir logo após a morte de sua sobrinha. Lavon Reese era veterana na Universidade Estadual da Flórida em 2015. No último dia de janeiro, uma mulher andando a 89 milhas por hora colidiu com Lavon, matando-a instantaneamente. A motorista, Ashli ​​Harvey, estava mandando mensagens de texto e dirigindo. Com informações da Associated Press e Miami Herald.

O post “Text while driving” é aprovado como ofensa primária pela Florida House apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News