As malas que excederem as medidas, que agora são idênticas para todas as aéreas, serão obrigatoriamente despachadas e cobradas

Por Giovana Christ

access_time 13 maio 2019, 19h42

A partir do dia 23 de maio, as companhias aéreas nacionais poderão cobrar por bagagens de mão que ultrapassarem as medidas limite nos 15 aeroportos que aderiram às novas regras de despache. Hoje (13), elas entram em vigor nos aeroportos de Congonhas (SP), Galeão (RJ) e Salgado Filho (RS).

A mala que passar de 55 centímetros de altura, 35 de largura e 25 de profundidade será despachada e taxada. Para não cair na malha fina da fiscalização no momento do embarque, conheça três aplicativos que permitem medir a bagagem por meio de realidade aumentada, usando a câmera do celular.

Momondo

É o aplicativo com o layout mais amigável. Logo em sua tela de início, a opção “Meça sua mala” já leva à ferramenta de medição por realidade aumentada.

Ao clicar, o aplicativo abre a câmera do celular e pede para direcionar o foco para o chão, calibrando as medidas. Depois disso, é só seguir as orientações mostradas na tela e ir passando a câmera pela mala. Pontos vão sendo criados em cima e ao lado do objeto para fazer a medição.

O aplicativo avisa quando está pronto e mostra o resultado na tela.

Sistemas: iOs 11.3 e Android 8 e superiores

Tamanho: 98,3 MB

Nota: 5/5

Kayak

Como a companhia pertence ao mesmo grupo da Momondo, os aplicativos são idênticos. Com a mesma interface e ferramenta, as medidas são feitas com a mesma qualidade.

Sistemas: iOs 11.3 e Android 8 e superiores

Tamanho: 101,3 MB

Nota: 4/5

Print da tela do aplicativo Kayak O aplicativo ainda mostra quais aéreas aceitam a bagagem no tamanho do item “escaneado”

O aplicativo ainda mostra quais aéreas aceitam a bagagem no tamanho do item “escaneado” (Kayak/Divulgação)

Latam

Ao abrir a câmera, o aplicativo cria um gabarito virtual com as medidas atuais permitidas para bagagem de mão e você deve encaixar sua mala dentro dele.

No teste, a ferramenta pareceu confusa porque permite que o usuário aproxime e afaste o gabarito sem levar em conta o objeto que está sendo apontado.

Sistemas: iOs 11.0 e Android 8 e superiores

Tamanho: 96,8 MB

Nota: 2/5

Medida

A ferramenta, que já vem instalada no iPhone, não é específica para medir bagagens, mas pode ser usada para este fim. De modo simples, a câmera é aberta e o usuário pode criar dois pontos para medir a altura e a largura da bagagem. Para medir a profundidade é preciso virar a mala.

Sistemas: iOs

Nota: 3/5

Fonte: Viagem e Turismo