A NHTSA, principal entidade reguladora do mercado automotivo americano, anunciou nesta quarta a abertura de uma investigação preliminar contra a Tesla sobre 120 mil carros do modelo Model Y, de 2023, após dois relatos sobre volantes que se soltaram enquanto o motorista dirigia.

ENTENDA

De acordo com a agência, os veículos tinham baixa quilometragem no momento do acidente e foram entregues aos donos sem o parafuso que ligava o volante à coluna de direção.

A investigação da NHTSA vai apurar qual a frequência desse defeito e averiguar o processo de fabricação associado a ele.

No mês passado, a agência exigiu um recall de 362 mil veículos da Tesla para uma atualização à distância em seu software de direção autônoma, por ele permitir que o veículo “exceda os limites de velocidade ou viaje por interseções de maneira ilegal ou imprevisível”.

O anúncio do termo “recall” para um ajuste remoto enfureceu o CEO da montadora, Elon Musk.

Em uma tentativa de reaquecer a demanda por seus carros, a Tesla vem apostando na redução de preços. Depois de ter adotado essa medida em seus modelos de entrada, Model Y e Model 3, agora Musk rebaixou os preços das versões topo de linha, Model S e Model X.