A vacina deste ano é 62% efetiva contra o H1N1 e 44% efetiva contra o H3N2, novo vírus circulando.

Já estamos em março, e muitas pessoas acreditam que a temporada de gripe já está acabando. No entanto, autoridades de saúde alertam que a temporada de gripe que já matou dezenas de crianças este ano nos Estados Unidos ainda deve durar várias semanas.

Embora mais longa, esta temporada de gripe não foi das piores. No entanto, há um novo vírus circulando este ano e por isso a temporada deve ir até meados de maio, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

O médico brasileiro com consultório em Deefield Beach (Silva Med Centre), Richard Silva, disse que no sul da Flórida a incidência de casos não está tão mal assim. Em seu consultório, Silva diz que de 2% a 3% das visitas são relacionadas a gripe, enquanto nos
estados mais para o norte, a gripe corresponde a 5% das visitas. No entanto, como o sul da Flórida recebe muitos turistas de várias partes do país e do mundo, a prevenção com a vacina da gripe é a melhor opção, disse Silva.

Inverno: vacinar ou não as crianças contra a gripe?

Vacina

Mais pessoas foram vacinadas contra a gripe este ano. No entanto, a imunização atual protege melhor contra o principal subtipo de vírus, o H1N1. O novo tipo que corresponde a quase 50% dos casos é o H3N2.
Mesmo assim, o CDC defende que a melhor forma de se proteger é a vacinação e ainda dá tempo, já que a temporada este ano vai durar mais tempo. A vacina deste ano é 62% efetiva contra o H1N1 e 44% efetiva contra o H3N2.

Sintomas

Ao contrário do resfriado comum, os sintomas da gripe chegam rapidamente, dentro de horas. Sintomas incluem febre, calafrios, tosse, dor de garganta, secreção no nariz, dores,pelo corpo, dor de cabeça e cansaço. Crianças com gripe podem vomitar e ter diarreia
também, de acordo com o CDC. Mas só é possível saber se os sintomas se tratam de gripe com um teste de laboratório, que não é sempre necessário para o tratamento.

Mortes por gripe

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mais de 22 mil adultos morreram por causa da gripe nessa temporada e centenas de milhares foram hospitalizados. Na última semana, 15 crianças morreram por causa da gripe,
trazendo o total para 56 mortes infantis durante a temporada de 2018-19.

De acordo com o Departamento de Saúde da Flórida, três crianças morreram de gripe no estado nesta temporada. O governo não revelou onde essas mortes ocorreram.

No caso mais recente anunciado no dia 13 de fevereiro, a criança não tinha nenhuma condição médica, nem tinha sido vacinada. Os outros dois casos de morte por gripe na Flórida ocorreram em outubro e novembro do ano passado. Com informações do CDC.

Leia ainda

Temporada de gripe se aproxima e médicos recomendam que famílias tomem vacina

O post Temporada de gripe deste ano deve ser mais longa, informa CDC apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News