Barry se transformou neste sábado (13) no primeiro furacão da temporada no Atlântico antes de tocar terra na Louisiana, nos Estados Unidos, onde deve causar graves inundações devido às fortes chuvas e à ressaca do mar, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

No boletim divulgado às 11h local de Miami (12h, em Brasília), o NHC indicou que a tempestade tropical Barry se tornou um furacão categoria 1 na escala Saffir/Simpson, que tem um máximo de 5, com ventos sustentados de 120 km/h. O NHC informou que o ciclone estava localizado a 65 km da cidade de Lafayette e a 80 km de Morgan City, onde deve tocar terra nas próximas horas. O boletim do órgão informa, no entanto, que Barry deve rapidamente enfraquecer abaixo da força de furacão em um período entre 24 e 36 horas, enquanto se desloca para o continente.

Nuvens cobrem o céu de Nova Orleans durante tempestade tropical Barry — Foto: AP Photo/Matthew Hinton

Mais cedo, o presidente americano Donald Trump havia decretado estado de emergência no estado. Barry havia se aproximado da costa de Louisiana nas primeiras horas deste sábado, ainda na condição de tempestade tropical. Àquela altura, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos emitiu alerta de ventos de até 100 km/h. De acordo com as empresas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica, mais de 77 mil clientes foram afetados e estão sem energia.

Cuidados antes da tempestade

Ainda na sexta-feira (12), as autoridades de Nova Orleans instruíram os moradores da cidade a estocarem suprimentos e se prepararem para se abrigar em suas casas. “A tempestade tropical Barry é uma tempestade perigosa e potencialmente mortífera”, alertou Benjamin Schott, meteorologista do Centro Nacional do Clima, em uma coletiva de imprensa. Segundo ele, inundações entre “grandes e recordes” são possíveis.

Tempestade tropical Barry leva fortes chuvas e ventos à costa sul da Louisiana, nos EUA — Foto: Photo/Matthew Hinton

Tempestade tropical Berry atinge Louisiana — Foto: AP Photo/Matthew Hinton

Tempestade tropical Berry atinge Louisiana. Moradores ficam em alerta — Foto: AP Photo/Rogelio V. Solis

Sacos de areia são colocados em porta de de loja em Louisiana antes de chegada de tempestade tropical Barry — Foto: Seth HERALD / AFP

Mais de 60 pessoas são afetadas pela falta de energia em Louisiana por causa da tempestade tropical Barry que atinge a regiãio — Foto: Seth HERALD / AFP

Fonte: Brazilian Press