Cerimonia de naturalizacao Surto de coronavírus suspende cerimônias de naturalização
Especialistas alertam que o atraso nas naturalizações pode ter um impacto no número de eleitores elegíveis em novembro

Em março, as cerimônias de naturalização em todos os EUA foram canceladas devido à rápida disseminação do vírus

Para se tornar cidadão dos EUA, os imigrantes devem passar por um processo longo e, às vezes, árduo, que inclui uma entrevista com um oficial de imigração e um teste sobre a história dos EUA e o idioma inglês.  A etapa final, no entanto, é a mais fácil de todas: repetir 140 palavras em um evento comemorativo que geralmente acontece em teatros, centros de convenções e tribunais americanos.

Entretanto, essa oportunidade foi suspensa: Em março, as cerimônias de naturalização em todo o país foram canceladas devido à rápida disseminação do coronavírus, e a agência que administra os benefícios da imigração, a Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS), fechou seus escritórios ao público. As cerimônias devem ser remarcadas, mas, como em muitas outras áreas da vida nos EUA, o momento é incerto.

Após os cancelamentos, os imigrantes temem que eles não apenas tenham a chance de se autodenominar cidadãos dos EUA em breve, mas também que não poderão votar nas próximas eleições presidenciais. Especialistas alertam que o atraso nas naturalizações pode ter um impacto no número de eleitores elegíveis em novembro,  já que muitos estados exigem o registro até outubro.

Um porta-voz do USCIS disse que os escritórios regionais enviarão avisos com instruções aos candidatos com entrevistas agendadas ou compromissos de cerimônia de naturalização, que serão automaticamente agendados novamente quando as operações normais forem retomadas. Algumas cerimônias em Los Angeles (CA) que foram agendadas para o final de maio ainda não foram canceladas, mas autoridades na Califórnia indicaram que medidas estritas de distanciamento social podem durar além disso.

Em condições normais, o USCIS é capaz de naturalizar 66 mil imigrantes todos os meses, de acordo com Sarah Pierce, analista do Migration Policy Institute. A agência geralmente realiza juramentos pessoalmente em seu escritório ou em cerimônias maiores fora de suas próprias instalações. A agência realiza regularmente cerimônias que agrupam mais de 1 mil futuros cidadãos em um só lugar para realizar o juramento. Se os escritórios do USCIS conseguirem abrir como planejado em 3 de maio, a agência ainda enfrentará um desafio inerente: Como grandes grupos de pessoas serão rapidamente naturalizados? Em setembro de 2019, já havia mais de 600 mil pedidos de naturalização pendentes.

Fonte: Brazilian Voice