A Conmebol definirá, nesta sexta-feira, a partir das 13h, os duelos das oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O sorteio será realizado na sede da entidade e contará com a participação de 32 clubes, sendo 16 em cada um dos torneios. Finalizada a fase de grupos, os possíveis cruzamentos passam a ser desenhados.

Na Libertadores, os vencedores de cada grupo terão o privilégio de decidir a fase de oitavas de final como mandantes diante dos vice-líderes das chaves. Na Sul-Americana, a situação é semelhante, mas os líderes dos grupos decidirão em casa contra os terceiros colocados de cada chave da Libertadores.

Nesta etapa dos torneios sul-americanos, não há veto a qualquer tipo de confronto. Estão liberados, portanto, duelos entre equipes do mesmo país ou que estiveram na mesma chave durante a fase de grupos. O sorteio, além das oitavas, também definirá todo o chaveamento até a grande final.

LIBERTADORES

Primeiros colocados enfrentarão os segundos colocados, mas não há direcionamento obrigatório por causa da classificação. Assim como nas oitavas de final, o time de melhor campanha na fase de grupos terá a vantagem de decidir o jogo em casa em todas as etapas até a semifinal. Na final, disputada em jogo único em Guayaquil, a divisão de ingressos será igualitária.

1ºs colocados

Grupo A – Palmeiras

Grupo B – Libertad

Grupo C – Estudiantes

Grupo D – Atlético-MG

Grupo E – Boca Juniors

Grupo F – River Plate

Grupo G – Colón

Grupo H – Flamengo

2ºs colocados

Grupo A – Emelec

Grupo B – Athletico-PR

Grupo C – Vélez Sarsfield

Grupo D – Deportes Tolima

Grupo E – Corinthians

Grupo F – Fortaleza

Grupo G – Cerro Porteño

Grupo H – Talleres

Um duelo possível entre brasileiros é Flamengo x Fortaleza. Também há a chance de um encontro argentino entre River Plate e Vélez Sarsfield. Um dérbi entre Palmeiras e Corinthians está entre as possibilidades.

SUL-AMERICANA

Na Sul-Americana os campeões dos grupos enfrentam os terceiros colocados das chaves da Libertadores. Do mesmo modo, não há vetos para duelos entre times de mesma nacionalidade. Como nenhum brasileiro ficou na terceira posição dos grupos da Libertadores, é impossível que haja duelos nacionais na próxima fase.

1ºs colocados da Sul-Americana:

Grupo A – Lanús

Grupo B – Melgar

Grupo C – Santos

Grupo D – São Paulo

Grupo E – Internacional

Grupo F – Atlético Goianiense

Grupo G – Ceará

Grupo H – Unión Santa Fe

3ºs colocados da Libertadores:

Grupo A – Deportivo Táchira

Grupo B – The Strongest

Grupo C – Nacional de Montevidéu

Grupo D – Independiente del Valle

Grupo E – Deportivo Cali

Grupo F – Colo-Colo

Grupo G – Olimpia

Grupo H – Universidad Católica

O sorteio dos confrontos das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana terá transmissão do SBT e da ESPN.