O Departamento de Estado informou por meio de comunicado divulgado nesta terça-feira (14) que vistos para estudantes, professores e pesquisadores (F, M e J) serão processados nos consulados sem a necessidade de entrevista até o fim de 2021.

O objetivo é agilizar o processamento desses vistos, que estão atrasados devido à pandemia, e permitir que os estudantes e acadêmicos obtenham esses vistos de forma mais rápida.

A nota do departamento destaca que, para conceder o benefício, os solicitantes desses vistos (F, M e J) já tenham algum outro tipo de visto emitido, que não tenham tido nenhum visto previamente negado, ou que não estejam sujeitos a outro tipo de inelegibilidade para entrar nos EUA.

Para aqueles que nunca tiraram um visto para os EUA, o departamento informa que, para que a entrevista seja dispensada, é necessário integrar um dos países do Visa Waiver Program (VWP), do qual o Brasil não faz parte.

Detalhes adicionais sobre a elegibilidade de cada país para a exceção na realização da entrevista serão publicados nas páginas das embaixadas no Exterior.

Os portadores dos vistos das categorias citadas acima integram a National Interest Exceptions (NIEs), que permite a entrada nos Estados Unidos de estudantes e acadêmicos com visto e matriculados em instituições de ensino credenciadas pelo governo.

Fonte: AcheiUSA