Eleger as melhores praias do Brasil é tarefa das mais difíceis! Nosso litoral imenso e repleto de paisagens únicas oferece inúmeras praias imperdíveis, muitas delas ainda desconhecidas do grande público.

Ainda assim, vale a pena dar uma olhada na colocação das brasileiras na pesquisa divulgada pela FlightNetwork, principal agência de viagens do Canadá, que todos os anos aponta as melhores praias do mundo. Para isso, o site ouve 1.200 profissionais da área de turismo, entre eles jornalistas, editores, blogueiros e agentes de viagens de diversos países.

Para selecionar as praias, os critérios avaliados foram beleza natural, qualidade da água e da areia, isolamento, temperatura média e dias de sol por ano. Confira a lista das melhores praias do Brasil segundo a pesquisa:

1 – Praia do Sancho, Fernando de Noronha

melhores praias do Brasil

Aqui não é muita polêmica: Fernando de Noronha tem certamente algumas das melhores praias do Brasil e do mundo e a Praia do Sancho é sem dúvidas uma das mais belas! Curtindo a visão panorâmica, observando a cor da água e seus arredores, é impossível não ficar extasiado. O acesso é complicado, mas vale cada degrau descido!

Leia mais no nosso Guia de Fernando de Noronha

2. Pedra Furada, Jericoacoara

melhores praias do Brasil

Um dos cartões-postais de Jericoacoara a maravilhosa praia é marcada pela pedra alta com uma fenda no meio – a chamada Pedra Furada. A maré baixa é o melhor horário para chegar à pedra, que no caminho pelo litoral tem muitas outras pedras menores e muito bonitas. Tanto a atração principal quanto seu caminho oferecem a oportunidade de tirar fotos belíssimas. Em julho, o sol se põe na fenda dentro da pedra – é lindo!

Leia mais no nosso Guia de Jericoacoara

3. Praia do Espelho, Trancoso

melhores praias do Brasil

Outra participante certa em qualquer lista das melhores praias do Brasil, a Praia do Espelho é um dos cartões postais de Trancoso, distrito de Porto Seguro. As famosas piscinas naturais da praia, também chamada de Curuípe, são o desejo de muitos turistas que visitam o Litoral Sul da Bahia. Aliadas às lindas falésias em tons de rosa, vermelho, bege e ocre, as piscinas da Praia do Espelho se tornam um paraíso para os amantes do mar. O visual fica completo com os intensos coqueirais que beiram a faixa de areia e também com o rio que desemboca no mar, dando um ar bucólico e ainda mais charmoso ao espelho. 

Leia mais no nosso Guia de Trancoso

4 – Lençóis Maranhenses, Maranhão

melhores praias do Brasil

A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. O bom é que, a cada nova porção de água entre as dunas, a sensação de estar no paraíso se repete. E melhor ainda é saber que são centenas de lagoas, em tons de azul e verde, capazes de fazer todo viajante feliz!

Leia mais no nosso Guia dos Lençóis Maranhenses

5 – Praia da Sumaca, Paraty

melhores praias do brasil

Paraty tem praias lindas, como Saco do Mamanguá,  Praia da LulaPraia VermelhaPraia da ConceiçãoIlha CompridaSaco da VelhaIlha do Algodão e Saco do Mamanguá. Mas a eleita foi a desconhecida Praia da Sumaca, acessível após duas horas de trilha: “Quando você finalmente chega a Sumaca, a mata se abre para uma pequena praia dourada coberta de pedras, escorregadia enquanto o oceano bate em seus lados. Você vai querer pular imediatamente nas águas azuis para se refrescar depois da caminhada – a vista é tão bonita e remota que você pode ter problemas para se afastar”.

Não fomos à Praia da Sumaca ainda, mas as outras você pode conferir no nosso Guia de Paraty

6. Barra de São Miguel, Alagoas

Melhores praias do Brasil

“A pequena região brasileira de Alagoas é mundialmente conhecida por seu litoral tropical de praias de areia branca com palmeiras – mas praia de Barra de São Miguel, é de longe a mais bela de todas”, assim a Flight Network justifica a sexta colocação desta bela praia. Barra de São Miguel fica a cerca de 30 km de Maceió e é uma boa opção para passar o dia relaxando e curtindo um mar de águas clarinhas para quem visita a capital alagoana. Protegida por uma barreira de corais, fica quase como uma piscina no período de maré baixa e tem ótima estrutura para os turistas.

Leia mais no nosso Guia de Maceió

7. Praia de Ponta Negra, Natal

melhores praias do Brasil

Ponta Negra é a praia mais conhecida e também o bairro mais badalado de Natal. Tendo ao fundo o belo Morro do Careca, é o maior cartão postal da capital potiguar – quem vai a turismo não pode encontrar melhor lugar! Na praia ficam diversos quiosques, que oferecem uma boa estrutura, e na avenida beira-mar estão várias lojas e restaurantes.

Leia mais no nosso Guia de Natal.

8. Praia do Aventureiro, Ilha Grande

melhores praias do Brasil

O coqueiro que cresceu formando um ângulo de 90°m conhecido como coqueiro deitado, é marca registrada da Praia do Aventureiro e um dos ícones da Ilha Grande, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Difícil não se encantar com a forma, que se completa com o mar multicolor da praia. Com areia branca e fina, água calma e transparente, a Praia do Aventureiro é um dos mais lindos destinos entre as mais de 100 praias da Ilha Grande.

Leia mais no nosso Guia da Ilha Grande.

9. Taipu de Fora, Península de Maraú

melhores praias do Brasil

As piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora estão entre os mais belos motivos que levam turistas à Península de Maraú, na Bahia. Entre os arrecifes e corais desse pedacinho da Costa do Dendê, o mar vira piscina e presenteia os visitantes com um cenário paradisíaco. Difícil acreditar que aquelas porções de água em maravilhosos tons de azul e repletas de peixes coloridos se formam bem ali, à beira da faixa de areia. Diferente de outros destinos da Bahia e do Brasil onde há piscinas naturais, em Taipu de Fora, não é preciso pegar barco, lancha ou jangada para chegar à atração. Basta entrar no mar para já estar dentro das piscinas. Isso sem falar Claro que a Praia de Taipu de Fora não deixa de ser linda também na maré alta! 

Saiba mais no nosso Guia da Península de Maraú

10. Prainha, Rio de Janeiro

melhores praias do Brasil

Nem Ipanema, nem Copacabana: a representante carioca no ranking das melhores praias do Brasil é a Prainha! A pequena praia é uma das preferidas dos surfistas. Localizada na Barra da Tijuca, fica numa área de preservação e é cercada por morros. Se você pretende conhecê-la, prepare-se para um cenário paradisíaco! A melhor opção é ir de carro e chegar cedo para estacionar com facilidade. Nos dias de semana, o lugar fica mais calmo e menos concorrido.

Além dessas dez, os jurados da Flightnetwork incluíram as praias da Ferradura, em Búzios; Praia Mole de Florianópolis; Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha e Praia do Morro Branco, em Fortaleza, na lista das melhores do praias do Brasil.

E ai, gostou da lista? Qual praia imperdível você acha que ficou de fora? Deixe seu comentário com as praias favoritas e participe!

Autor

Denis Carvalho – Editor chefe

Fonte: Melhores Destinos