A cultura cervejeira na América do Norte é tão forte quanto o vinho na França, vodka na Rússia ou a cachaça no Brasil. As cervejarias artesanais se espalharam por todas as cidades do Canadá ou dos Estados Unidos. São mais de 4 mil nos dois países. A cada ano elas ganham mais espaço na geladeira dos consumidores frente as grandes marcas tradicionais. Para sua próxima viagem a região, fizemos uma seleção de algumas cervejarias que não podem faltar no roteiro dos amantes cervejeiros.

Canadá 🇨🇦

Amsterdam Brewing – Toronto

Uma das maiores cervejarias artesanais do país fica no coração de Toronto. Bem na orla da maior cidade canadense encontra-se a Amsterdam Brewing. O local é bem descolado. Além de acompanhar o processo de fabricação das boas cervejas, IPA, Lager, Pale Ale, você pode se deliciar com os snacks da cozinha da Brewing.

Bellwoods Brewery – Toronto

Bellwoods Brewery entrou em cena em 2012 e começou logo de cara com planos ambiciosos. Eles não se esquivaram de enfrentar as mais difíceis e famosas imperial stouts, sours e wild ales, e a recepção tem sido tão fenomenal quanto a bebida. Um segundo local de produção foi lançado em 2016 para atender à demanda de quem busca cervejas bem apuradas com lúpulo aromático, lager saborosas e misturas selvagens envelhecidas em barris.

Aos pés da CN Tower, um prédio histórico de 1929 abriga a Steam Whistle Brewery. Com 20 anos de história, a cervejaria produz boas opções de Premium Pilsner, Premium Pale Ale e uma Premium Session Lager. No verão de 2020, Steam também lançou um produto sazonal a Lemon Shandy.

Niagara Oast House Brewers – Niagara

Não só de cataratas e vinhos vive a bela Niagara pertinho de Toronto na fronteira com os Estado Unidos. A região abriga várias cervejarias artesanais, entre elas a Niagara Oast House Brewers que produz desde a cerveja mais básica de qualidade até sabores inusitados, como de Trigo com cereja, Ale com morango ou com notas de Ice Wine.

Dieu du Ciel  – Montreal

Uma das santidades cervejeiras canadenses. A Dieu du Ciel, em Montreal, é parada obrigatória para os amantes de cerveja. A companhia tem uma boa variedade de estilos e preza pela qualidade, mas o grande destaque são as Stouts que podem rivalizar com qualquer outro produtor mundial.

Brasserie Inox – Québec

A Brasserie Inox é a microcervejaria mais antiga em funcionamento na cidade de Québec. Seu local é um ótimo lugar para beber com os amigos e saborear uma Lager, IPA ou uma leve Blanche. 

Vancouver Island Brewing – Vancouver

Do outro lado do país fica a vibrante Vancouver com dezenas de cervejarias artesanais. A área de Rock Bay é o lar de um punhado de cervejarias populares e pequenas cervejarias artesanais incluindo a Vancouver Island Brewing que se especializa em cervejas divertidas e autênticas. Depois de uma atualização em 2017, a sala de degustação da cervejaria é uma das mais inovadoras da região e o visitante pode se deliciar com a Pilsner, Pale Ale, Dark Lager, IPA e outros tipos de cerveja.

Estados Unidos 🇺🇸

Samuel Adams Brewery – Boston

Uma visita a Boston não é completa sem passar pela Samuel Adams Brewery, que fica no distrito cervejeiro da cidade em Jamaica Plain. Fundada em 1984, ela recebeu este nome em homenagem ao dos fundadores dos Estados Unidos, o revolucionário Samuel Adams. A empresa começou pequena produzindo uma Lager que é um grande sucesso. Hoje a Samuel Adams é gigante e produz mais tipos de cerveja como Ale, Stout e Porter, além de algumas sazonais.

Blue Moon – Denver

A Blue Moon White Belgian-Style Wheat Ale nasceu no estádio de beisebol de Denver, Coors Field, em 1995. Hoje é uma das melhores cervejas artesanais do país. É uma cerveja Witbier de baixo amargor e apresenta as características típicas do estilo, com notas cítricas (de casca de laranja) e de especiarias (sementes de coentro). A cervejaria fica no Colorado e você pode visitar a fábrica, além de degustar a comida local no restaurante.

Lagunitas Brewing – Califórnia

Fundada em 1993, a cerveja Lagunitas é conhecida por seu estilo de cerveja não tradicional e único. Entretanto, tem na IPA seu carro chefe. Começou pequena, mas hoje já é uma das grandes do gigante mercado americano de cerveja artesanal. A Heineken tem 50% das ações da empresa. Viaje até Petaluma, ao norte de San Francisco, para provar uma Lagunita.

Perennial Artisan Ales – St. Louis

Perennial Artisan Ales é uma cerveja artesanal do Missouri que leva apenas ingredientes locais, sazonais e orgânicos. Na cervejaria em estilo de armazém, aproveite o pátio ao ar livre para deliciar boas cervejas e petiscos gourmet. Imperdível! Não deixe de experimentar uma cerveja envelhecida em barris como a La Bohème, uma cerveja selvagem envelhecida por dois anos em barris de vinho com cerejas do Michigan.

Goose Island Beer Company – Chicago

Nada como degustar esta maravilhosa IPA na fonte. Viaje até Chicago para encontrar a famosa Goose Island Beer. A cervejaria começou como um simples pub aberto por John Hall em maio de 1988 no Lincoln Park. Tem como carro chefe a IPA, uma Pale Ale inspirada na tradicional cerveja que era enviada da Inglaterra para a Índia – altamente lupulada para preservar seu sabor distinto durante a longa viagem.

Dogfish Head – Milton

Dogfish Head, ao norte da capital Washington, é uma das cervejarias mais criativas dos Estados Unidos, conhecida por usar ingredientes não tradicionais para produzir cervejas experimentais e “radicais” como a Verdi Verdi Good, uma cerveja verde produzida com espirulina, ou a Pangea, com ingredientes de todos os sete continentes. Na cervejaria, os amantes da cerveja podem provar, jogar bocha, ouvir música ao vivo e deliciar-se com a combinação de cervejas. 

Brooklyn Brewery – Nova York

Deixe Manhattan e atravesse o Rio East em direção ao bairro cool do Brooklin, coração cervejeiro de Nova York. A Brooklyn Brewery é símbolo deste distrito e marca de um estilo único. A Brooklyn Brewery ganhou o mundo e sua marca é sinônimo de boa cerveja. As mais tradicionais são IPA, Lager, Weiss e ainda têm as criações sazonais da cervejaria. Uma curiosidade da Brooklyn Brewery é que o logo da empresa foi criado pelo designer gráfico Milton Glaser, mais conhecido como o criador do famoso logo I Love New York.

Other Half Brewing – Nova York

Não há como falar de cerveja artesanal em Nova York sem a Other Half Brewing. A cervejaria produz IPAs de qualidade como gente grande. Há também a refrescante Lager e a Stout.

Cigar City Brewing – Tampa

Ganhadora de prêmio de melhor cervejaria da Flórida, a Ligar City Brewing é parada obrigatória em Tampa. Uma atração quase tão grande na cidade quanto o parque temático com o nome de outra cerveja, o Busch Gardens. O grande destaque da Cigar é a IPA bem balanceada e cítrica.

Já teve a oportunidade de visitar alguma dessas cervejarias? Recomenda mais alguma para a lista? Participe nos comentários!

Fonte: Melhores Destinos