Não pense que seu corpo é tão rápido quanto sua mente. Não, seu metabolismo não é assim tão rápido. Existem sim reações metabólicas mais rápidas e outras mais lentas, mas nem de perto tão rápidas quanto o nosso cérebro pode ser nos pensamentos. Assim, vamos entender que uma pessoa vai ter seu metabolismo alterado de alguma forma por comer muito, apenas alguns dias depois de comer muito todos esses dias. Alguns trabalhos mostram que o processo de acúmulo de gordura nas células que guardam gordura (adipócitos) só se efetiva após cinco dias de aumento de ingestão calórica.

Mas então como é possível o que as pessoas falam e as vezes as balanças também mostram? Acontece que uma coisa é aumentar a produção de gordura e outra coisa é essa gordura ser depositada nas células. A gordura começa a ser metabolizada no fígado, mas não é imediatamente depositada. Então, pode-se dizer duas coisas importantes: Se uma pessoa está tentando diminuir a porcentagem de gordura corporal (emagrecer) isso não vai acontecer em alguns dias. Da mesma forma, se alguém comer muito em um ou dois dias, não haverá aumento na porcentagem de gordura.

Tudo isso significa que uma pessoa pode ter aumentado a porcentagem de gordura – ou em outras palavras engordado- no Natal, apenas se ela já estiva em processo de aumento de produção de gordura há pelo menos dias antes.

A forma ideal de se olhar essa informação é que podemos sim aumentar a quantidade de alimento que ingerimos sem prejuízo para nossa saúde, mas não sempre ou por dias seguidos. Mais uma vez é importante dizer que a ditadura da magreza a qualquer custo trouxe muitas informações e conceitos equivocados e que se perpetuaram.
Se você deseja saber mais sobre alimentos e como ter uma alimentação saudável, me envie uma mensagem que eu terei o maior prazer em explicar o Programa Learn2Eat.

O post SEU METABLISMO: O que significa para seu corpo comer muito? apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News