SÃO PAULO, SP (FOLHARPESS) – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) viajam dia 20 a Portugal para o primeiro grande ato de celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.

A primeira parada será em Coimbra, onde eles serão recebidos pelo prefeito da cidade e pelo reitor da Universidade de Coimbra, entre outros convidados para um almoço.

Depois, em Lisboa, os dois têm encontro marcado com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Randolfe ainda dá uma aula sobre o livro Vozes do Brasil, com panfletos que circularam no país entre 1820 e 1824, período em que o Brasil lutou e consolidou a sua independência de Portugal.

O material ficou guardado por mais de cem anos na Universidade Católica de Washington, que ficou responsável pelo arquivo do historiador brasileiro Manuel de Oliveira Lima. Os documentos retornaram ao Brasil graças a um convênio entre a universidade e o Senado Federal.

Fonte: MSN