O impasse sobre o orçamento para a construção do muro dos Estados Unidos na fronteira com o México continua com o presidente Donald Trump ameaçando fechar completamente os serviços de imigração na fronteira.

Nesta sexta-feira, 28, Trump publicou a informação em um post em seu Twitter dizendo que, caso os democratas não incluam no orçamento a previsão de $5 bilhões em financiamento para construir o muro, a fronteira será fechada.

“Seremos forçados a fechar inteiramente a Fronteira Sul”, a menos que um acordo de financiamento seja alcançado com “os democratas obstrucionistas”, escreveu.

O impasse entre governo e Congresso já levou à paralisação parcial das atividades administrativas federais desde o dia 22 e ainda não há indicação de que as agências serão reabertas.

Ao todo, 25% das agências governamentais estão fechadas e 380 mil servidores foram dispensados porque o governo não tem como pagá-los, informou a France Presse. Outros 420 mil foram considerados “essenciais” e, portanto, trabalham sem receber.

No entanto, mesmo com a pressão da Casa Branca, os democratas se recusam e, por enquanto, só estão dispostos a destinar US$ 1,3 bilhão para a segurança fronteiriça, mas com restrições que impedem a construção do muro.

Para Trump, o fechamento da fronteira seria uma “operação com fins lucrativos”, criticando que os países da América Central, principalmente Honduras, Guatemala e México, de sempre aproveitarem dos EUA. Emposts relacionados ao assunto e postados em seguida, o presidente escreveu:

“Os Estados Unidos perdem muito dinheiro no comércio com o México sob o Nafta, mais de 75 bilhões de dólares por ano (sem contar o dinheiro do tráfico, muito maior do que esta quantia), que eu considero fechar a fronteira Sul [com o México] uma ‘operação com fins lucrativos’. Nós construímos uma parede ou …..

….. fechamos a Fronteira Sul. Vamos trazer de volta aos EUA nossa indústria automotiva, para onde ela pertence. Retornaremos ao pré-Nafta, antes que muitas de nossas empresas e empregos sejam enviados tão tolamente ao México. Ou nós construímos (e terminamos) o muro ou fechamos a fronteira ……

….. Honduras, Guatemala e El Salvador não estão fazendo nada pelos Estados Unidos além de pegar nosso dinheiro. Dizem que uma nova caravana está se formando em Honduras e eles não estão fazendo nada a respeito disso. Nós vamos cortar toda a ajuda a esses 3 países – que estão se aproveitando dos EUA há anos!, escreveu Trump no Twitter. Com informações da Associated Press.

O post Sem apoio do Congresso, Trump ameaça fechar fronteira com o México apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News