Imagens de agentes do Border Patrol montados em cavalos e tentando ‘capturar’ imigrantes perto da fronteira do Texas chocaram até mesmo o secretário do Departamento de Homeland Security (DHS), Alejandro Mayorkas.

Vídeos gravados pela Reuters mostram agentes em cavalos usando táticas agressivas para confrontar esses imigrantes, incluindo chicotes.

Em entrevista à CNN, Mayorkas disse estar “horrorizado” com as imagens. “Eu fiquei horrorizado com o que eu vi. Vou deixar a investigação já iniciada seguir seu curso, mas as fotos que eu vi me chocaram profundamente. Essas imagens vão contra a todos os valores que buscamos em nosso pessoal”, disse Mayorkas.

Mais de dez mil imigrantes – em sua maioria do Haiti – se juntaram em um acampamento embaixo da Del Rio International Bridge no Texas. Eles buscam asilo e, enquanto isso, dormem no chão, cercados por pilhas de lixo, com escassez de água e comida.

O secretário do DHS disse que mais de quatro mil pessoas já foram removidas do acampamento. Muitos foram deportados de volta para o Haiti e outros levados para centros de processamento de imigrantes.

Fonte: AcheiUSA