energiaTem dias que a gente se sente completamente sem energia, cansado e com vontade de não fazer nada. Claro que muitas vezes é por conta de muito trabalho, stress, e por ai vai. Mas outras vezes é por conta do que estamos consumindo. E isso mesmo: por causa de uma alimentação inadequada. Parece bobagem, mas não é. Vou falar sobre quatro alimentos que tiram a nossa energia e quatro que vão nos dar mais energia. Pode ter certeza, já fiz o teste e funciona muito.

Alimentos que dão energia:

Chocolate meio amargo
Fonte de cafeína, que aumenta a energia, e protegem o corpo de doenças aumenta o estado de atenção e alerta. Mas, para colher os benefícios, é preciso consumi-lo nessa versão.

Açaí
Tem alto valor calórico, o açaí é uma ótima fonte de energia. A fruta ganha pontos por ter baixo teor glicêmico impedindo que a energia vire gordura. É rico em gorduras boas, minerais e vitaminas, que estimulam o metabolismo energético. Mas tome cuidado é um alimento de alto valor calórico, deve ser consumido com moderação.

Banana
A fruta é rica em carboidrato e possui boa quantidade de magnésio, que é o que faz que esse gere energia com mais eficiência. Só é importante ingerir esse alimento e também gastar energia.

Castanhas, amêndoas, nozes avelãs e amendoim.
Contém nutriente que estimulam o funcionamento do cérebro. São alimentos com uma grande quantidade de antioxidantes. Previnem o envelhecimento, eliminando as toxinas presentes no corpo estimulando o bom funcionamento do organismo e os mecanismos energéticos.

Alimentos que tiram energia:

Fritura
Alimentos fritos dificultam a digestão e fazem com que os nutrientes que nos fornecem energia cheguem mais lentamente à corrente sanguínea. Desviam um grande fluxo de nutrientes para o processo digestivo, fazendo com que o cérebro receba menos desses nutrientes necessários para a energia.

Doces
O açúcar é a maior fonte de energia. Porém, quando ele chega em grande quantidade no caso dos alimentos de alto índice de açúcar, o pâncreas produz picos de insulina, fazendo com que pouco tempo depois do consumo desses alimentos, a pessoa se sinta sem energia e precisando demais glicose.

Café
Cafeína é, sim, um excitante cerebral. Quando consumido em excesso, a substância gera desgaste e desequilíbrio na produção de neurotransmissores que nos mantém alertas, gerando uma dependência cada vez maior da cafeína para que o corpo tenha energia.

Bebida alcoólica
Contém alto índice glicêmico, o álcool, em excesso, sobrecarrega o fígado e impede o seu bom funcionamento, que é, entre outras funções, eliminar as toxinas do nosso corpo que à longo prazo impede os mecanismos energéticos. Dando aquela sensação de exaustão e cansaço, tão conhecida como ressaca.

O post Saibam quais são os alimentos que dão energia .. e os que tiram! apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News