O titular não perde o estatuto jurídico mesmo que o documento vença, mas é importante no início do processo de cidadania por naturalização, uma vez que esse processo exige que o green card não tenha expirado ou que sua data de emissão seja inferior a seis meses. E também, quando você comparecer à entrevista de cidadania, o green card será solicitado junto com sua identidade. 

No entanto, se você solicitou a naturalização pelo menos seis meses antes do vencimento do green card, o USCIS pode emitir um selo de Documentação, Identificação e Telecomunicações de Estrangeiro (ADIT), que substitui o Formulário I-90, de acordo com as regras mais recentes.

O que fazer quando o green card vencer e o residente estiver fora dos Estados Unidos: Nesse caso, o vencimento do green card pode causar sérios problemas ao titular. Se você é residente e decide iniciar uma viagem fora dos Estados Unidos, verifique a data de emissão do seu cartão, pois se ele expirar durante a sua estada fora do país e você não o renovou antes de sair, sua reentrada no país não será permitida. Além disso, as companhias aéreas não permitem que pessoas com green cards expirados voem. Observe também que o processo de renovação não pode ser feito fora dos Estados Unidos.

Nesse caso, você deve solicitar uma entrevista no consulado ou embaixada dos EUA mais próximo e solicitar uma autorização de viagem para poder entrar nos Estados Unidos e iniciar o processo de renovação imediatamente.  Se a embaixada emitir tal carta, o documento terá uma data de validade e deve viajar antes que a carta expire. Normalmente, são 30 dias após a entrega da carta pela embaixada.

Assim que o titular chegar aos Estados Unidos, ele será entrevistado por um oficial de imigração para verificar se ainda mantém o status de residência permanente legal. Se você estiver fora dos Estados Unidos por muito tempo, o oficial de imigração pode considerar que você perdeu seu status de residente e a entrada não será permitida.

Como posso renovar o green card? 

Utilizando o formulário I-90. A partir de janeiro de 2021, se você for solicitar a renovação de seu cartão de residente permanente, a notificação de recebimento do Formulário I-90 indicará que seu processo está em andamento e pode ser usado com seu cartão de residente permanente expirado para provar seu status como residente permanente legal que terá validade de 12 meses.

Se o USCIS já aceitou seu pedido para renovar seu Cartão de Residente Permanente e uma notificação de nomeação de coleta de dados biométricos ainda não foi emitida, a agência enviará a você um novo recibo de notificação para usar junto com seu green card expirado como evidência temporária de seu permanente legal estatuto de residente.

Se você não receber esta notificação ou se ela foi perdida, você pode solicitar uma nova notificação enviando uma consulta online ou entrando em contato com o Contact Center. Se você tiver uma conta do USCIS online, poderá imprimir uma cópia do aviso para seus registros. Como residente permanente legal, você deve portar sempre um cartão de residente permanente válido e atual ou documentação equivalente. O pedido de naturalização não altera esse requisito.

Acesse para obter instruções sobre o preenchimento do Formulário I-90: https://www.uscis.gov/sites/default/files/document/forms/i-90instr.pdf

O USCIS exige uma taxa de $ 455 mais $ 85 para biometria para renovação de documentos.

 

Fonte: Brazilian Press