Foto11 Michele de Araujo Reviravolta: Brasileira foi presa por roubar correspondências em NJ
Michele de Araújo, de 35 anos, moradora em Newark, está detida no Condado de Atlantic

A polícia descobriu 25 envelopes de moradores com Michele de Araújo na cidade de Rumson (NJ)

Em 25 de janeiro, a paulistana Michele de Araújo, de 35 anos, moradora em Newark, foi presa pelo policial Michael Berger, em Rumson (NJ) por roubar 25 correspondências de residências na cidade. Durante a prisão, o detetive Cody Lovgren encontrou vários envelopes contendo cheques em posse dela e constatou que ela dirigia sem carteira de motorista. Após ser autuada, a brasileira foi transferida para a custódia do Departamento de Imigração (ICE), no Condado de Atlantic, onde está em processo de deportação. O roubo de correspondências é considerado crime federal nos EUA.

A câmera de segurança de uma casa gravou Michele circulando pela vizinhança de patins, sentando em frente à entrada, pegando as correspondências de uma caixa postal, pondo em uma mochila e indo embora. Ela foi presa por agentes do Departamento de Polícia de Rumson, que investigavam denúncias de roubo de correspondência na região.

. Polêmica e ultraje:

Inicialmente, o BV publicou que Michele havia sido presa somente por panfletagem, conforme depoimento de Fátima Ortiz Palacios, avó da brasileira. Entretanto, após a publicação da matéria, o jornal recebeu várias denúncias de imigrantes brasileiros de que Araújo costumava roubar correspondências em Newark, lesando inúmeras pessoas. Antes da publicação da matéria, o jornal não havia recebido nenhuma denúncia sobre o caso. O estopim teria sido a campanha beneficente organizada por Fátima, no bairro do Ironbound, em Newark, para tirar a neta da prisão, gerando ultraje na comunidade.

. Viralização na Internet:

A notícia da prisão de Michele viralizou nas redes sociais e vários internautas publicaram postagens na página do BV no Facebook:

“Pelas barbas do profeta, inacreditável. Errou o pega; Rumson é uma cidade de milionários e a vigilância é pesada”, postou A-Rod Tog-NJ.

“Dá uma olhada aí. Não é nada disso que o povo está falando”, postou Alcione da Silva.

“Brasileira entregue ao ICE não estava trabalhando entregando panfletos, Ela estava roubando os americanos… tirando da caixa de correio das pessoas. Ela já estava sendo investigada por roubo após ser vista por câmeras de seguranças das casas ok …”, postou Adriana Imoto.

“Pode até não ter roubado, mas vai ser taxada de roubo só por abrir a caixa é violação seria e ainda vai perder as filhas pra famílias que cuidam de crianças, se não forem adotadas. De novo, tomem cuidado, não acreditem que é assim que aumentam as casas tem que pôr num jornal local. Agora, vai ter que pagar fiança cara o que adiantou a ganância errada”, postou Cida Stefano.

“Se você está sem documentos na América, para de pagar mico, não seja burro!” Postou Sílvio de Mattos.

Ainda conforme Fátima, Michele tem 3 filhas: Uma de 14 anos, fruto de um relacionamento anterior, e 9 anos e 3 meses do relacionamento atual. Ela está detida na Penitenciária do Condado de Atlantic. Almeida imigrou com a família para os EUA quando tinha 10 anos de idade e nunca mais retornou ao Brasil. Ela poderia ter aplicado para o programa “Deferred Action for Childhood Arrivals” (DACA), o qual beneficia e protege da deportação os jovens indocumentados que foram trazidos aos EUA ainda na infância, entretanto, por motivos não detalhados, Michele não aplicou.

Devido ao fato de estar detida, Michele não pode amamentar a filha de 3 meses e cuidar das duas meninas maiores, que estão sob a responsabilidade dos pais de ambas. Fátima relatou que as crianças sentem muito a falta da mãe.

. A família:

Na tarde de sexta-feira (22), a equipe de reportagem do BV entrou em contato com Fátima Ortiz Palácios. Emocionada, ela relatou que não sabia de “muita coisa” que a neta havia feito e que tomou conhecimento após ter iniciado a campanha de arrecadação de fundos. Ela destacou que o marido de Michele é um homem trabalhador e ganha bem para o sustento da família, portanto, não entende porque a neta fazia isso.

“Aqueles que realmente têm amor no coração não atirem a primeira pedra. Ela tem uma doença e precisa de ajuda; foi o desespero de conseguir um advogado. Eu entrei em pânico. Diga a eles que a avó dela está tão surpresa quanto estão vocês. Ela está na prisão, mas está viva, pois podia ter sido morta, entrar na casa de alguém armado, é triste”, disse Fátima emocionada ao BV.

Palácios acrescentou que está recebendo o apoio do Consulado Geral do Brasil em Nova York, advogado e da terapeuta de Michele na tentativa de tirá-la da prisão, reuni-la com a família e submetê-la a tratamento psiquiátrico.

“Eu peço às pessoas que a perdoem; peço desculpas por ela. Eu gostaria que as pessoas tirassem esse ódio do coração e entendessem a minha situação. Eu estou tão surpresa quanto elas, estava mal informada”, disse Fátima. “A filha dela recém-nascida procura o seio da mãe e encontra uma mamadeira”, acrescentou.

Palácios relatou estar disposta a esclarecer a situação e que qualquer pessoa interessada pode contatá-la através do tel.: (862) 281-2992.

Fonte: Brazilian Voice