Seja responsável, mamãe falava, quando o garoto saia para ir para a escola. Seja responsável, dizia a professora, ao deixar os alunos fazendo a prova enquanto saia um momento da sala.

Seja responsável, pede a esposa ao marido caminhoneiro ou policial… ou quem sabe político?

Seja responsável. “O preço da grandeza, escreveu Wiston Churcill, é a responsabilidade”. Ou seja, ser responsável é um preço, tem um custo. O termo “responsável” vem do latim, e sua etimologia é a que segue: sua origem é a palavra “responder”, composta de “re”, atrás, e “sponder”, prometer, mais o sufixo “-bile” (ou -ável no português) que significa “faculdade, possibilidade”. Por aqui já vimos que tem a ver com a faculdade de responder. Saber responder a uma determinada situação.

A responsabilidade é sempre individual, nunca da comunidade (Mark Twain). Ou seja, não dá para dizer “é culpa da sociedade”, pois só o individuo pode ser responsável.

Para ter responsabilidade uma pessoa tem que tomar uma decisão e agir ou ter certo comportamento, gesto ou falar coisas que são apropriadas no contexto.

O que seria “apropriado”?

Como se faz para saber o que é apropriado e o que não é? Sabemos quando possuímos uma bússola chamada “ética”.

A ética é o ramo da filosofia que trata dos valores universais humanos, valores acima dos interesses pessoais e grupais. Valores relacionados ao que temos em comum como humanos, que valem para todos, que beneficiam a todos.

Não precisa saber de filosofia para ter ética – muitos dos princípios da ética são intuitivos pois a ética é sempre racional, nunca baseada em um credo religioso. Ela regula o comportamento humano com base do que é bom, justo, correto e lícito.

Não basta ter ética, porém para ter responsabilidade. Uma pessoa pode possuir, por assim dizer, a bússola ética e não usá-la.

A responsabilidade está presente quando há congruência com o compromisso assumido ou com o comportamento e o gesto, pois envolve e subentende a aceitação de todos os efeitos do nosso agir.

A consistência entre o teu compromisso moral e o teu operar na vida, por sua vez, está enraizado na tua liberdade de escolher.

O homem responsável é um homem livre, não está à mercê de suas paixões mais baixas, que pode sentir, mas que não o dominam porque ele possui a tal bússola. Esta liberdade se espelha tanto no comportamento como no pensamento, uma vez que a ética não se identifica com grupos e modas, ela pode ser suprimida em função de interesses partidários e o homem responsável seguirá sua bússola que lhe aponta um norte que transcende a propaganda e as manipulações.

Como podemos perceber, este homem responsável, livre e ético poderia ser personagem de um livro de ficção científica. A filosofia escreve sobre ética desde Aristóteles. Após mais de dois mil anos estamos ainda com dificuldade enorme em entender o que é ética e muito mais em adotar comportamentos responsáveis.

A evolução é lenta, mas certeira.

Para quem quer desenvolver-se mais responsável, seguem algumas dicas: Pense, use sua cabeça, sempre.

Reflita antes de agir, mesmo que você não tenha certeza de algo (ou de nada!) se fie em seu raciocínio até para ver como melhorá-lo depois.

Errar é essencial para o desenvolvimento do conhecimento (disse Einstein, e assinamos em baixo) Diante de qualquer situação avalie os prós e os contras. Questione os prós e os contras que identificou, são mesmo o que parecem? Se forem siga adiante. Se não, reavalie e reformule.

Analise as consequências do ato, comportamento, gesto, palavra. Não seja tomado pelo medo!

Novamente, vale a regra que estamos experimentando, o que é valido na medida de nossa honestidade. Tendo o quadro diante de você: qual seria o comportamento responsável? Você provavelmente já o sabe. Ou talvez não. Vai adotá-lo? Por que sim? Por que não?

Observe o que o segura. Reavalie. Seja honesto, diga a verdade. Pergunte-se novamente: quero ser responsável? Se o preço parecer caro demais: você está confortável com a alternativa? Será que o barato vai ser mais caro ainda?

Pense. Permita-se ficar de frente com os dilemas da (sua) vida. Amadurecer é isso.

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post RESPONSABILIDADE: AI QUE COMPLICADO…. apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News