As prisões de imigração nos Estados Unidos despencaram para o nível mais baixo em mais de 10 anos, de  acordo com dados do The Washington Post obtidos do US Immigration and Customs Enforcement (ICE).

Quase 72.000 prisões foram feitas no ano fiscal de 2021, o que diminuiu em relação às 104.000 prisões feitas no ano fiscal de 2020, relatou o Post.

Uma média de 148.000 prisões foram supostamente feitas de 2017 a 2019.

No ano fiscal de 2011, que foi um ano de pico de atividade para os agentes do ICE, foram feitas 322.093 prisões administrativas, um número que é quase 4 vezes o total de 2021, observou o Post.

As prisões do ICE dentro dos EUA começaram a cair como resultado de novos limites na fiscalização da imigração e uma suspensão de 100 dias na maioria das deportações, de acordo com o jornal.

Os oficiais que trabalham para a diretoria de Operações de Execução e Remoção do ICE tiveram uma média de quase 12 prisões de imigração durante o ano fiscal que terminou em 30 de setembro.

A porta-voz do ICE, Paige Hughes, disse ao Post que a agência está atualmente passando por uma revisão dos totais deste ano fiscal.

“[Estes] números serão compartilhados publicamente quando a revisão for concluída”, disse Hughes. “A integridade dos dados é de extrema importância para a agência e as estatísticas examinadas do ICE demonstram poderosamente a eficácia de nossa abordagem atual de priorizar a segurança nacional e a segurança das fronteiras e segurança pública. ”

Em setembro, Secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas implementou novas diretivas para o ICE, aconselhando os oficiais que só porque alguém entrou ilegalmente nos Estados Unidos, “não deveria ser a única base” para prisões ou deportações, observou o Post.

A agência deve começar a operar sob as novas diretrizes em 29 de novembro, segundo o jornal.

 

Fonte: Brazilian Press