Os United States Citizenship and Immigration Services (Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos – USCIS) instituíram algumas novas regras que entrarão em vigor este ano e podem colocar em risco a permanência legal de imigrantes possuidores de green card (residência permanente).

USCIS expande orientação sobre atos ilegais que interferem na conquista da cidadania

Advogados de imigração na Flórida e em todo o país estão alertando aqueles que possuem o green card para prestarem muita atenção às novas regras e evitarem cometer certos “erros” que, intencionais ou acidentais, podem ser interpretados como abandono do status de residente permanente.

Para o USCIS, algumas atitudes podem tornar as punições mais severas e levar à perda do documento. Como por exemplo, aqueles que não admitem ser imigrantes em declarações fiscais ou passam muito tempo no exterior.

“Todas essas são razões para negação de cidadania, negação de green card e abandono de green cards”, disse a advogada de imigração Indera DeMine à afiliada da NBC WBBH-TV.

USCIS facilita processo para solicitação de green card por parentesco

As regras do green card para 2020 incluem:

– Não admitir que você é imigrante em suas declarações fiscais ou não reportar parte de sua renda (declaração do imposto de renda);

– Homens entre 18 e 25 anos que possuam um green card devem se registrar no Serviço Seletivo das Forças Armadas dos EUA – não fazer isso pode levar à deportação;

– Ficar no exterior por um período prolongado, sem prova de que a viagem é para uma visita de curto prazo. Isso pode ser considerado “abandono” do green card que é cancelado automaticamente se as viagens ao exterior durarem mais de um ano ou se os imigrantes se estabelecerem em outro país. Nos dois casos, o USCIS recomenda solicitar permissão para entrar novamente nos Estados Unidos.

Agilizar a cidadania

Uma ordem de deportação cancela automaticamente o green card. Dessa forma, para evitar perder o documento, que deve ser renovado a cada dez anos e tem as restrições citadas acima, alguns imigrantes não estão mais dispostos a arriscar e estão solicitando a cidadania para evitar a deportação.

Leia também Projeto de lei pode diminuir ‘green cards’ para imigrantes da América Latina

O post Regras do USCIS podem facilitar deportação de portadores de green card apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News