Cientistas do Florida Museum of Natural History descobriram, no início do mês, uma raríssima espécie de abelha azul na Okala National Forest, na Flórida Central. 

A espécie também conhecida como “abelha-carpinteiro-azul” ou Osmia calaminthae  foi vista pela última vez nas proximidades do Lago Wales Ridge, também na Flórida Central, em 2016. Os pesquisadores acreditavam que ela estava extinta.

“Observamos uma abelhinha azul brilhante esfregando a cabeça na parte superior de uma flor duas vezes” afirmou Chase Kimmel, líder da equipe de pesquisadores, ao Naples Daily News . “Esse comportamento é característico da calaminthae: ‘Ficamos chocados ao vê-la’”, acrescentou.

A abelha é uma espécie endêmica da Flórida e cria seus ninhos de modo individual; em vez de fazer colmeias como as demais.  

Além de se destacar pela sua cor exótica, ela também é conhecida por coletar o pólen de uma espécie de magnolias ameaçada de extinção. “Esta é uma abelha altamente especializada e localizada”, falou o pesquisador.

Agora, Kimmel e sua equipe irão mapear, ao longo de 2021, os possíveis lugares que a espécie pode ser encontrada. “Eu estava aberto à possibilidade de não encontrarmos mais a abelha, de modo que o primeiro momento em que a vimos foi realmente emocionante”, declarou.

The post Rara espécie de abelha azul reaparece na Flórida first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA