Quiabo com molho de tomate

Quiabo com molho de tomate Quiabo com molho de tomateRápida, fácil e muito saudável. Esta receita pode ser preparada com quiabos frescos ou congelados. O importante é que sejam juntados ao molho poucos minutos antes de servir.

Ingredientes

350 a 400 g de quiabo fresco ou congelado, inteiro

4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola grande picada grosseiramente

2 dentes grandes de alho amassados

1 lata (411 g) de tomates picados (veja a dica)

1 pitada de açúcar

½ colher (chá) de tabasco ou pimenta em pó (caiena) opcional

Sal e pimenta-do-reino moída

3 cebolinhas verdes, cortadas em rodelas finas

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture os quiabos com o vinagre e deixe repousar por 15 a 20 minutos. Em seguida, transfira os quiabos para um escorredor e lave-os em água corrente. Deixe-os escorrer enquanto você prepara o molho.

Em uma frigideira grande e funda, sobre fogo moderado, aqueça o azeite e junte a cebola e o alho; refogue até dourar ligeiramente, mexendo sempre. Adicione o tomate picado junto com o líquido, o açúcar e misture. Tempere a gosto com o sal e a pimenta. Junte o tabasco, caso esteja usando. Tampe, reduza o fogo e cozinhe por 3 a 5 minutos, até o molho encorpar ligeiramente.

Coloque o quiabo na frigideira com o molho e misture delicadamente. Cozinhe destampado, sem deixar ferver, por 4 a 6 minutos, até o quiabo ficar macio, sem perder a cor. Junte a cebolinha verde e prove o tempero. Se necessário acrescente sal. Sirva quente ou morno.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Se optar por quiabo congelado, descongele-o de acordo com as instruções da embalagem. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho e maturação dos quiabos.

Dica:  O tomate em lata pode ser substituído por 4 a 5 tomates grandes e bem maduros, picados grosseiramente. O quiabo é um antioxidante natural, contém poucas calorias e é cheio de fibras, ácido fólico e ferro.

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

Fonte: Brazilian Voice

Comentários Facebook