Foto10 Patrulha da Fronteira Quase 2 mil indocumentados serão liberados da detenção no Texas
Esta é a primeira vez que a Patrulha da Fronteira (CBP) libera as famílias desde 1998

O CBP planeja liberar os solicitantes de asilo detidos no Texas no sábado (23) e domingo (24)

As autoridades migratórias planejam liberar quase 2 mil imigrantes indocumentados detidos no Texas no sábado (23) e domingo (24), informou o canal de TV afiliado a ABC-TV. A liberação do grupo grande de imigrantes acontecerá enquanto os agentes da Patrulha da Fronteira (CBP) lutam para lidar com centenas mais de imigrantes esperando ao longo da fronteira na espera para aplicar para asilo.

A liberação de tantos imigrantes fez com que o Departamento de Polícia de El Paso emitisse um comunicado de busca de voluntários. “Urgente. Voluntários são necessários hoje e amanhã para ajudar ONGs  com o fluxo de imigrantes liberados ontem e hoje”, convoca o aviso.

Igrejas no Texas e em estados ao longo da fronteira tem ajudado a fornecer abrigo e outros serviços aos imigrantes liberados e que aguardam a resolução de seus pedidos de asilo. Ruben Garcia, diretor executivo do Annunciation House, um abrigo em El Paso (TX) que atua em parceria com o Departamento de Imigração (ICE), expressou preocupação de que a ONG não tenha capacidade de lidar com a demanda das pessoas chegando à fronteira em grande número. Ele detalhou que está contatando igrejas na área em busca de ajuda para abrigar os imigrantes, segundo o canal ABC.

“Se cada uma dessas comunidades de recebessem, caso elas tivessem o compromisso de receber 20 refugiados por semana, somente por uma semana, isso nos permitiria receber 8 mil refugiados semanais”, disse Garcia.

A nova onda de imigrantes centro-americanos que chegam à fronteira dos EUA fez com que as autoridades migratórias, que alegam não ter espaço para abriga-los, os liberem nos EUA. Entre 21 de dezembro de 2018 a 20 de março de 2019, o ICE liberou mais de 100 mil pessoas no interior do país, segundo o canal da TV Fox em San Diego (CA).

Em março, o CBP liberou famílias depois de emitir avisos de que elas deverão retornar ao tribunal. Essa é a primeira vez em que o órgão faz isso desde 1998. O protocolo determina que o CBP envie os pedidos de asilo dos imigrantes ao Departamento de Imigração (ICE), que então processa as petições e assume a custódia dos estrangeiros.

Fonte: Brazilian Voice