Promotores federais em Houston dizem que quase 100 pessoas foram indiciadas em um esquema maciço de fraude de casamento para obtenção do “green card” no Texas.

Um grande júri federal indiciou 96 pessoas no suposto esquema que funcionava no sudoeste de Houston e no Vietnã. As acusações alegam que Ashley Yen Nguyen, de 52 anos, era chefe da organização em Houston e tinha associados que operavam em todo o Texas e no exterior.

Os promotores dizem que a fraude envolveu a criação de casamentos simulados para obtenção ilegal do status de imigração.

“Estas detenções marcam o fim de uma abrangente investigação multi-agências ao longo do ano sobre uma das maiores supostas conspirações de fraude matrimonial documentadas na área de Houston”, disse o agente especial encarregado Mark Dawson da Homeland Security Investigations da Immigration and Customs Enforcement. “Ao trabalhar em conjunto com nossos parceiros de várias agências federais de aplicação da lei, enviamos uma mensagem retumbante de que estamos unidos em nosso esforço para desmantelar organizações criminosas que buscam contornar a lei dos EUA por meios fraudulentos.”

A acusação alega que os casamentos envolvidos nessa conspiração eram falsos porque os cônjuges não moravam juntos e não pretendiam fazê-lo, contrariamente aos documentos e declarações que submeteram ao USCIS. Os cônjuges só se reuniram brevemente, geralmente imediatamente antes de obterem sua licença de casamento, ou não, de acordo com as acusações.

Ainda segundo a acusação, cada cônjuge beneficiário entrou em um acordo com a Duyen em que pagaria aproximadamente US $ 50.000 – US $ 70.000 para obter o status de residente permanente legal.

A organização criminosa também preparou falsos álbuns de casamento que incluíam fotografias para fazer parecer que eles tinham tido uma cerimônia de casamento, além de um simples casamento no tribunal.

Também foi acusado o advogado Trang Le Nguyen, conhecido como Nguyen Le Thien Trang, 45, de Pearland, por obstruir e impedir a devida administração da justiça e adulteração de uma testemunha, vítima ou informante.

As acusações incluem 47 de fraude matrimonial, 50 de fraude postal, 51 de fraude de imigração, 51 de declarações falsas sob juramento em matéria de registro de estrangeiros e uma conta de conspiração para se envolver em fraude matrimonial, conspiração para cometer fraude por correio, conspiração para cometer fraude de imigração, conspiração para fazer declarações falsas sob juramento em matéria de registro de estrangeiros, obtenção ilegal de naturalização, obstrução e impedimento da devida administração da justiça e adulteração de uma testemunha, vítima ou informante.

Pelo menos 50 pessoas já foram detidas. Com informações da ABC News.

O post Quase 100 pessoas são acusadas de fraude em casamentos para obtenção do ‘green card’ no Texas apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News