Qual é o maior aeroporto do mundo em movimento? Por mais de duas décadas o líder do ranking é o mesmo e, acredite, ele não está em nenhuma das maiores metrópoles do mundo. Além de ocupar o topo da lista, os Estados Unidos são os maiores destaques em movimentação de aeroportos. Entre os 50 maiores do mundo, os norte-americanos ocupam 15 posições, sendo três no Top10.

Conheça abaixo os aeroportos mais movimentados do planeta:

1 – Aeroporto de Atlanta/ATL

Há 21 anos o aeroporto Internacional Hartsfield Jackson em Atlanta, no estado americano da Georgia, ocupa o topo do ranking mundial. Em 2019, 110,5 milhões de passageiros passaram pelo local. Um crescimento de 2,9% quando comparado ao ano anterior.

Inaugurado em 1980, o aeroporto é o principal hub da companhia Delta Airlines. Para os especialistas, a localização dele é o principal fator para sua alta ocupação. O aeroporto está localizado no máximo a 2 horas de voo de 80% da população americana. São 244 destinos atendidos a partir de Atlanta.

2 – Aeroporto de Pequim/PEK

Somente os aeroportos da capital chinesa e de Atlanta superam os 100 milhões de passageiros. Em 2019, o aeroporto de Pequim transportou 100.011 milhões de pessoas. O aeroporto foi fundado em 1999 e ampliado para os Jogos Olímpicos de 2008. Hoje é o maior da China e o principal hub da Air China. Vale lembrar que a capital chinesa ganhou no ano passado um novo aeroporto: Pequim Daxing (PKX). Veja o que fazer em Pequim.

aeroporto Beijing Pequim

3 – Aeroporto de Los Angeles/LAX

Desbancando Dubai e Tóquio Haneda, vem do outro lado dos Estados Unidos, na costa oeste, o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo. Los Angeles é a principal porta de entrada da Califórnia e importante hub de conexão com a Ásia e Oceania. Em 2019, 88,1 milhões de passageiros passaram pelo LAX. Veja o que fazer em Los Angeles.

aeroporto Los Angeles

4 – Aeroporto de Tóquio Haneda/HND

A maior cidade do mundo conta com aeroporto no Top 5. Localizado na região central de Tóquio, o Haneda subiu uma posição em relação a 2018 e transportou 87,1 milhões de passageiros. Tóquio conta com mais um aeroporto e é a terceira região mais movimentada em tráfego aéreo do mundo, atrás de Londres e Nova York. Conheça o nosso Guia de Tóquio.

aeroporto Tóquio haneda

5 – Aeroporto de Dubai/DXB

Um hub internacional comandado pela Emirates. O aeroporto de Dubai conta com três terminais e transportou 86,4 milhões de pessoas em 2019. Caiu 2 posições em relação a 2018, devido a questões regionais, principalmente a proibição de voos para o Catar. É o maior aeroporto do mundo em fluxo de passageiros estrangeiros e atende mais de 270 destinos, tendo como os mais populares: Riad, Cidade do Kuwait, Manama, Teerã e Mascate. Veja o que fazer em Dubai. Conheça o que fazer em Dubai.

aeroporto Dubai

6 – Aeroporto de Chicago O’Hare/ORD

Em 2019, o principal aeroporto da cidade registrou quase 1 milhão de pousos e decolagens, sendo assim o mais movimentado do mundo em operações de aeronaves. Em número de passageiros aparece somente em sexto no ranking com 84,4 milhões. O’Hare  foi fundado em 1944 como base aérea e fábrica de aviões de guerra. Saiba o que conhecer em Chicago.

aeroporto Chicago

7 – Aeroporto de Londres Heathrow/LHR

O maior aeroporto da Europa aparece em sétimo no ranking. Pouco mais de 80,8 milhões de passageiros passaram pelos cinco terminais do Heathrow em 2019, um leve crescimento de 0,9% em relação ao ano anterior. É o segundo aeroporto do mundo em número de passageiros estrangeiros. São 217 destinos operados por 84 companhias aéreas. Veja o nosso Guia de Londres.

aeroporto Londres

8 – Aeroporto de Xangai Pudong/PVG

Ligado ao centro de Xangai por um trem maglev que anda a mais de 400 km/h, o principal aeroporto internacional da grande metrópole chinesa transportou 76,2 em 2019. São 210 destinos operados por mais de 100 companhias. Veja dicas para a sua viagem a Xangai.

aeroporto vangai

9 – Aeroporto de Paris Charles de Gaulle/CDG

O principal aeroporto da França e o segundo mais movimentado do continente europeu, o Charles de Gaulle transportou 76,1 passageiros. É o principal hub da Air France e está localizado a 23 km do centro de Paris. Conheça o que fazer em Paris.

aeroporto paris

10 – Aeroporto de Dallas Forth Worth/DFW

Localizado no estado americano do Texas, o Forth Worth foi o que registrou o maior crescimento entre 2018 e 2019. Subiu 5 posições e teve um acréscimo de 8,6% no número de passageiros. No ano passado, transportou mais de 75 milhões de pessoas. É um dos principais hubs da American Airlines.

aeroporto dallas

Completam a lista:

11 – Aeroporto de Guangzhou/CAN – 73,4 milhões de pasageiros

12 – Aeroporto de Amsterdã/AMS – 71,7 mi

13 – Aeroporto de Hong Kong/HKG – 71,5 mi

14 – Aeroporto de Frankfurt/FRA – 70,5 milhões de passageiros

15 – Aeroporto de Delhi Indira Gandhi/DEL – 69,8 mi

16 – Aeroporto de Denver/DEN – 69 mi

17 – Aeroporto de Seul Incheon/ICN – 68,35 milhões

18 – Aeroporto de Singapura/SIN – 68,3 mi

19 – Aeroporto de Delhi Indira Gandhi/DEL – 69,8 mi

20 – Aeroporto de Bangkok Suvarnabhumi/BKK – 65,4 milhões de passageiros

aeroporto Bangkok

Bangkok, Tailândia

Fonte: Melhores Destinos