Diante das sanções impostas à Rússia pelos países ocidentais, a moeda local está em queda constante. O Rublo foi cortado dos mercados financeiros globais e teve baixa recorde no início deste mês de março. A situação deu margem ao governo russo decidir pagar suas dívidas externas e aproveitar o período de queda. A Rússia deve aproximadamente 117 milhões de dólares em eurobônus e segundo a Reuters, deve pagar tudo na quarta-feira. Em entrevista, o ministro das finanças russo, Anton Siluanov, afirmou que Moscou solicitou aos bancos ocidentais que aceitassem e realizassem a transação. Os bancos russos estão isolados, com bilhões de dólares em ouro e reservas congeladas e foram retirados da rede internacional de pagamentos SWIFT, dificultando transações bancárias no país. 

++Rússia solicitou ajuda econômica e militar à China após invasão

Siluanov ainda criticou as medidas de congelamento e afirmou que é uma tentativa de vários países ocidentais de organizar o que ele chama de “calote artificial”. A Rússia vive uma crise econômica causada justamente pelas sanções econômicas submetidas após a invasão à Ucrânia, em fevereiro. Essa é a primeira crise de grandes proporções vista desde a queda da União Soviética, em 1991.

++Movimento para abrigar ucranianos no Reino Unido ganha força

O ministro das finanças também afirmou que se houver complicação na transação irá preparar uma ordem de transferência em um valor conforme a equivalência do Rublo. Enquanto isso, o porta-voz do departamento de Estado americano, Ned Price, declarou que qualquer país que apoie ou ajude a Rússia em qualquer âmbito terá consequências. “Não permitiremos que nenhum país compense a Rússia por suas perdas. Qualquer país que tentar resgatar a Rússia desse pântano econômico e financeiro terá consequências”.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

Fonte: MSN