A Flórida está prestes a punir de forma mais severa motoristas que insistirem em mexer no celular enquanto dirigem. No trânsito, basta olhar para o lado ou para o retrovisor que muito provavelmente o motorista perto de você está distraído olhando para o aparelho em vez de presta atenção no tráfego.

Deputados e senadores aprovaram um projeto de lei que torna o ato de digitar ao celular e dirigir ao mesmo tempo, uma infração grave. Dessa forma, o motorista flagrado texting while driving pode ser parado pela polícia e receber uma multa.

O projeto de autoria das deputadas Jackie Toledo e Emily Slosberg seguirá para aprovação do governador Ron DeSantis.

“Esta nova lei vai salvar muitas vidas nas rodovias”, disse a deputada Emily, do Partido Democrata de Boca Raton.

Atualmente, os motoristas não podem ser parados se estiverem ao celular enquanto dirigem, pois a infração é considerada secundária.

 Motoristas distraídos

Em 2015, mais de 45 mil motoristas distraídos se envolveram em acidentes na Flórida, resultando em mais de 39 mil feridos e cerca de 200 mortes. Desses, 20 mil com menos de 30 anos. Os acidentes causados por distração do condutor representaram 12.2% das colisões no Estado, 7.4% dos acidentes fatais e 15,4% das colisões que tiveram pessoas feridas. “Dirigir sem prestar a atenção no que está fazendo é um comportamento muito arriscado que coloca a vida dos motoristas e dos passageiros em perigo, além de colocar em risco a vida de outras pessoas também. Se você está atento, você consegue reagir rapidamente a uma situação de perigo no trânsito e ajuda a salvar vidas”, ressalta o Departamento de Trânsito da Flórida.

Fonte: AcheiUSA