DA REDAÇÃO – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) será aplicado neste domingo (15) em consulados brasileiros nos Estados Unidos para pessoas que se inscreveram. 

No Sul da Flórida, as provas serão realizadas na Unigran (1804 Sherman St, Hollywood, FL 33020). Os portões serão abertos às 7 da manhã e as provas serão aplicadas das 8h às 12h e 14h às 19h.

Quem for fazer a prova deve apresentar um documento oficial de identificação com foto e levar caneta preta. Lanche e água também serão permitidos no local da prova. Os demais objetos deverão ser guardados em envelope, que será fornecido no local.

Encceja

O exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil. As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio em: matemática, história, geografia, ciência e artes.

A prova fornece o diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que seja alcançada a média mínima exigida, que é 100 (de uma escala que vai de 60 a 180). Podem se inscrever os brasileiros residentes no Exterior que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

Para o nível do Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas; nível de Ensino Médio, 18 anos.

Aqueles que já fizeram a prova em anos anteriores e possuem o Certificado Parcial de Proficiência não precisam fazer novamente as provas das matérias nas quais já foram aprovados.

Fonte: AcheiUSA