Downtown Fort Lauderdale no domingo, 31 de maio. Foto: John McCall South Florida Sun Sentinel.

Os protestos que começaram pacíficos na Flórida terminaram com novos toques de recolher e com a polícia dispersando os manifestantes com gás lacrimogêneo no domingo, 1°.

Em Miami, Orlando, Tampa, Fort Lauderdale e Jacksonville foram alguns dos muitos protestos que ainda acontecem nos Estados Unidos desde a morte de George Floyd nas mãos de policiais de Minnesota na segunda-feira passada, dia 25 de maio.

Miami-dade cancela reabertura de praias por causa dos protestos

Algumas cidades disseram que seus toques de recolher estão vigentes para segunda e terça-feira. O toque de recolher do Condado de Broward dura apenas até segunda de manhã, mas pode ser estendido.

400 homens da Guarda Nacional da Flórida foram chamados pelo governador Ron DeSantis no sábado, 30, para auxiliar e apoiar as polícias locais. Dos guardas destacados, 150 foram enviados para Miramar, 150 para Camp Blanding – entre Gainesville e Jacksonville, no norte da Flórida-, e 100 para Tampa.

Sul da Flórida

Em Miami e Fort Lauderdale, no domingo, 31, as autoridades acreditam que alguns desordeiros apareceram nas marchas para incitar propositadamente a violência e o caos.

Por volta das 20:00 do domingo, agitadores que tentavam entrar no CVS no Biscayne Boulevard jogando pedras foram contidos por um grupo dos manifestantes originais junto com a polícia.

Já em Fort Lauderdale, o protesto se transformou em baderna, mas, segundo as autoridades, eram “agitadores” que chegavam ao cair da noite com a finalidade diferente dos manifestantes de cedo.

O que provocou a primeira onda de caos foi quando um policial empurrou uma mulher sentada no chão em frente à garagem pública da cidade.

A polícia disparou gás lacrimogêneo e explosões repentinas para dispersar a multidão em frente à Biblioteca Pública Broward, perto do Las Olas Boulevard, na garagem do centro de Fort Lauderdale. O escritório do xerife de Broward foi chamado para ajudar a polícia de Fort Lauderdale.

Uma janela do edifício Starmark, na Southeast First Avenue, perto da Southeast Second Street, foi quebrada. Graffiti estava rabiscado nas paredes. Um carro da polícia de Fort Lauderdale também teve uma janela quebrada enquanto um policial estava dentro. Os carros da cidade de Fort Lauderdale foram vandalizados.

Por volta das 21h Domingo à noite, uma onda de vandalismo danificou gravemente nove empresas, desde o Las Olas Boulevard até o distrito de bares e restaurantes de Himmarshee.

“Uma pena que virou o que virou”, lamenta brasileira que participou de protesto em Miami

Um dos organizadores originais do evento Black Lives Matter Alliance, que foi transferido de Lauderhill para o Huizenga Park em Fort Lauderdale, o representante do estado Shevrin Jones, divulgou uma declaração sobre a violência que ocorreu.

“Depois de uma marcha pacífica em que homenageamos a vida de George Floyd, Tony McDade e Breonna Taylor, uma violência desnecessária eclodiu entre a polícia e os participantes quase duas horas depois que terminamos. É exatamente contra isso que estávamos lá para nos manifestar. Relatórios iniciais e vídeos são perturbadores. Peço a todos que voltem para casa e partam no espírito em que o protesto pacífico terminou. ”

Em uma ordem de emergência, o prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, instituiu uma toque de recolher para tirar as pessoas das ruas.

Os organizadores do protesto pacífico do dia, Black Lives Matter Alliance Broward, foram vistos andando por aí dizendo às pessoas que precisavam limpar a área e que o protesto havia terminado.

Central Flórida

Centenas de manifestantes se reuniram no centro de Orlando e marcharam em direção à prefeitura na noite de domingo. Alguns deles marcharam para subir a rampa de acesso à Interestadual 4, quando um policial pulou jogou uma lata de gás lacrimogêneo.  Um manifestante pegou o recipiente e jogou-o de volta, provocando lançamento de gás lacrimogêneo na maior parte dos que estavam.

O caos cresceu mesmo depois das 22h quando foi decretado o toque de recolher para Orlando e Orange County. 

Toques de recolher

A administradora do condado de Broward, Bertha Henry, impôs um toque de recolher de emergência no domingo à noite em resposta à “crescente agitação civil” que “poderia potencialmente ameaçar a saúde, a segurança e o bem-estar” da população, segundo as autoridades.

O Condado de Miami-Dade e as cidades de Fort Lauderdale e West Palm Beach também instituíram toque de recolher que terminou às 6h desta segunda-feira, 1°, mas pode ser prorrogado se as circunstâncias o justifiquem.

Dentre as regras durante a validade do toque de recolher em Broward estão:

  • Ninguém está autorizado a usar nenhuma rua ou calçada no Condado de Broward para qualquer finalidade, exceto polícia de serviço ativo, resgate de incêndio, socorristas e pessoal médico, de saúde e de serviços públicos.
  • As pessoas podem se locomover diretamente de e para sua casa e para o local de trabalho.
    Os residentes podem passear com seus cães ou outros animais dentro de um raio de 90 metros de suas casas.

Em Fort Lauderdale, a ordem da cidade proíbe “todo movimento de pedestres e veículos”: dentro dos limites da cidade. As exceções incluem pessoal de emergência, transporte de emergência, reparos de serviços públicos e funcionários do governo.  Com informações do Sun Sentinel e Orlando Sentinel.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Protestos na Flórida terminam com toques de recolher e reforço da Guarda Nacional apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News