Divulgação

Adrian Alexandri

Adrian Alexandri

A vocação turística da região da Serra da Mantiqueira, na divisa dos Estados de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro, é bem conhecida, especialmente em destinos como Campos do Jordão, Itatiaia e Santo Antônio do Pinhal. Mas é de Gonçalves, do lado mineiro, a mais recente novidade na promoção do Turismo de toda a região: a Mantiqueirias. Trata-se de um clube de assinaturas de produtos gastronômicos da região, idealizado por Adrian Alexandri, ex-diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e ex-assessor de imprensa da Braztoa.

Azeites, queijos, geleias, cafés, doces de leite, pimentas, cervejas, cachaça e artesanato são alguns dos produtos incluídos nas caixas, recheadas também com muitas histórias – da região, da produção e de seus produtores. “Todos os meses, preparamos uma caixa com cinco ou seis produtos da região, selecionados entre pequenos produtores”, explica Alexandri. “Sou jornalista e, portanto, quero descobrir e compartilhar boas histórias dos alimentos e de seus produtores. Tem muita gente em pequenas propriedades plantando, colhendo e produzindo alimentos da melhor qualidade”, acrescenta.

Idealizado em maio do ano passado, o clube “enviou” sua primeira caixa em novembro. O objetivo, segundo seu criador, é contar histórias que valorizam o pequeno produtor da Serra da Mantiqueira, ao mesmo tempo em que desperta o interesse em visitar a região. “A ideia é aguçar os sentidos do consumidor, daquele que já conhece a região ou ainda quer conhecer. Com o tempo, quero também fazer esta ponte entre o turista e o destino. Com tantas delícias, não faltarão motivos para o assinante do Mantiqueirias visitar a Serra da Mantiqueira”, acredita.

ASSINATURAS
Os planos de assinatura são anuais e semestrais, mas há a possibilidade de aquisição de caixas avulsas. Agora, o Mantiqueirias lançou também a versão “Sua Mantiq”, que pode ser montada pelo cliente a partir dos produtos disponíveis. “Funciona mais como uma opção de presente, já que a caixa não está atrelada às assinaturas”, conta.

O clube atende moradores da Grande São Paulo e mais 12 cidades: Arujá, Barueri, Campos do Jordão, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, São José dos Campos, Suzano e Taubaté. O endereço para mais informações e assinaturas é o www.mantiqueirias.com.br.

Fonte: PANROTAS