Divulgação

O projeto reconhecido do Seaworld é o Programa de Conservação de Tatus-Canastra

O projeto reconhecido do Seaworld é o Programa de Conservação de Tatus-Canastra

O Programa de Conservação de Tatus-Canastra (GACP, sigla em ingês), uma colaboração entre o Zoológico de Houston, Zoológico de Naples e SeaWorld Parks & Entertainment, recebeu o prêmio internacional de conservação William G. Conway da Associação de Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos (AZA). O prêmio reconhece esforços de preservação do meio ambiente, conservação de espécies e apoio à biodiversidade.

O tatu-canastra, que dá nome ao programa de conservação, é encontrado em toda a América do Sul e foi considerado como vulnerável à extinção de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza. A espécie foi declarada como indicador para criação de áreas protegidas em 2014 no Estado do Mato Grosso do Sul graças ao trabalho da colaboração entre as organizações.

“Com o desaparecimento de espécies nos níveis alarmantes que temos hoje, a conservação ambiental nunca foi tão importante. O compromisso dessas respeitadas organizações zoológicas aumenta a conscientização e, consequentemente, a proteção do tatu-canastra. Esse esforço coletivo para salvar a espécie de sua extinção é motivo de esperança para estes e outros animais,” disse o presidente e CEO da Associação de Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos, Dan Ashe.

A AZA é o organismo de credenciamento dos principais zoológicos e aquários dos Estados Unidos e de outros 12 países. As organizações envolvidas no Programa de Conservação do Tatu-Canastra são credenciadas pela associação.

O tatu-canastra é uma das maiores espécies de tatu do mundo, com ampla distribuição em terras sulamericanas. No entanto, passa por extinções locais, como no Uruguai e em outros lugares. Embora o desmatamento e a caça representem grandes ameaças às populações remanescentes, muitos fatos sobre a espécie permanecem desconhecidos.

“Sem o apoio dos zoológicos credenciados pela AZA, nós não teríamos sido capazes de começar ou dar continuidade ao programa de conservação”, disse Dr. Arnaud Debiez, chefe do GACP. “Por mais que nossos zoológicos não contem com tatus-canastra, nossos times trabalharam em conjunto para financiar, criar novas técnicas, desenvolver a capacidade da equipe, e criar uma parceria tão forte que agora nossos esforços abrangem quatro biomas e seis iniciativas de conservação.”

O doutor Chris Dold, diretor de zoológico para o SeaWorld Parks & Entertainment reforça a mensagem do grupo lembrando que a conservação das espécies é fundamental para o propósito da marca. “Por meio do Busch Gardens Conservation Fund, fornecemos fundos e apoio de campo para projetos como esse e temos a honra de poder contribuir para a preservação dos tatus-canastra”, afirmou.

Fonte: PANROTAS