Por meio de projetos de lei que estão em tramitação na Câmara e no Senado da Flórida, os paramédicos podem vir a ter permissão para portar uma arma e ficarão mais seguros em chamados com reféns e tiroteios em massa no estado.

O projeto de lei HB 487 é apoiado pelas agências policiais do condado de Broward e está avançando na Legislatura da Flórida. A proposta autorizaria paramédicos treinados e médicos ligados a uma equipe da SWAT para transportar uma arma de fogo durante as operações apenas para propósitos defensivos.

Desse modo, os profissionais da área médica passariam a ter a mesma imunidade e privilégios que os policiais para transportar uma arma para uma zona escolar e maior autoridade para usar força letal.

Isso para mim é um projeto básico, ”disse Greg Lees, capitão do Gabinete do Xerife de Broward. “Ele fornece a capacidade para pessoas que prestam ajuda a nós e aos cidadãos para se protegerem.”

Proposta para armar professores avança no Senado e na Câmara da Flórida

O capitão de Fort Lauderdale, Steve Greenlaw, comandante da SWAT, disse aos legisladores que os médicos seriam obrigados a passar pelo mesmo treinamento de armas de fogo que os policiais e que portariam armas apenas para incidentes de alto risco.

O senador estadual Ed Hooper, de R-Clearwater, citou recentes tiroteios em massa como uma razão pela qual o projeto de lei precisa ser aprovado. Ele está patrocinando uma medida semelhante (SB 722) no Senado.

O projeto de lei é resultado dos recentes tiroteios na Flórida. “A Marjory Stoneman Douglas High School, o banco em Sebring, o aeroporto de Fort Lauderdale, onde tragédias em massa ocorreram e os médicos geralmente ficam de pé atrás de um oficial. Eles estão lá com todas as drogas que poderiam mantê-lo vivo se sobreviverem sem ter nada para se defender”, explicou.

O deputado estadual Michael Gottlieb, D-Davie, é co-patrocinador do projeto de lei. “Como advogado de defesa criminal e representante do estado, acho que é uma boa lei”, disse.

O projeto também é apoiado pela Associação de Chefes de Polícia do Condado de Broward, a cidade de Parkland, a cidade de Plantation, a Ordem Fraternal da Polícia, a Associação de Xerifes da Flórida, a Associação dos Chefes de Bombeiros da Flórida, o Corpo de Bombeiros de Coral Springs-Parkland e a Flórida. Faculdade de Médicos de Emergência.

Disney decide proibir visitantes de fumarem dentro dos parques temáticos

Como funciona em alguns condados

As agências de polícia do sul da Flórida têm diferentes abordagens sobre o armamento de médicos ligados às equipes da SWAT.
Por exemplo, médicos da SWAT que atuam junto com o Gabinete do Xerife do Condado de Palm Beach carregam armas, disse Teri Barbera, porta-voz da agência. Os médicos são policiais juramentados que passam pela academia de polícia.

Já o Gabinete do Xerife de Broward permite que os médicos carreguem armas em circunstâncias limitadas com base em uma opinião legal. Para Greg Lees, capitão do Gabinete do Xerife de Broward, o projeto de lei esclareceria a lei estadual e tornaria mais fácil para outras jurisdições terem médicos armados.

Contrário à decisão dos dois primeiros, o chefe da polícia de Fort Lauderdale, Rick Maglione, disse que não quer buscar um meio legal para armar os médicos da SWAT e exigir que eles frequentem a academia de polícia imporia treinamento desnecessário.

O projeto de lei autorizaria expressamente as agências a terem médicos armados para incidentes com reféns, incursões de narcóticos, vigilância perigosa, incidentes com franco-atiradores, suicidas armados, suspeitos de barricadas, serviço de mandados de alto risco, fugitivos que se recusam a se render e incidentes ativos. Com informações do Sun Sentinel.

O post Projeto de lei apoiado pela polícia de Broward visa armar paramédicos apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News