Foto12 Agente do ICE Preso predador sexual que reentrou nos EUA após deportação
Alcides Acosta Euceda foi deportado em 6 de junho de 2018, após ser condenado por estupro em 3º grau (Foto: ICE)

Alcides Acosta Euceda foi acusado de reentrada ilegal após deportação e por ser criminoso condenado

Na terça-feira (26), agentes do Departamento de Imigração (ICE) e do Setor de Operações do Cumprimento das Leis & Remoção (ERO) prenderam o salvadorenho Alcides Acosta Euceda, de 31 anos. Os agentes do ERO tiveram o auxílio da Força-Tarefa Conjunta de Remoção de Criminosos em Nova York Long Island (JCART), da Força-tarefa Regional de Busca a Fugitivos NY/NJ do Serviço de Marshals. A prisão ocorreu em Central Islip (NY).

Alcides foi acusado no Tribunal Distrital dos EUA do Distrito Leste de Nova York (EDNY), por ter violado as diretrizes 8 USC 1326 (a) e 1326 (b) (2), reentrada ilegal após deportação e por ser criminoso condenado.

Anteriormente, o ICE já havia deportado Euceda para El Salvador em 6 de junho de 2018, após ser condenado em julho de 2017, por estupro em 3º grau 3, envolvendo vítima menor de 17 anos e perpetrador maior de 21 anos ou mais, no Supremo Tribunal do condado de Suffolk (NY). Em 29 de setembro de 2017, Alcides foi condenado a 10 anos de liberdade condicional e obrigado a registrar-se como predador sexual.

Em janeiro de 2019, os agentes do ERO iniciaram uma investigação para localizar e prender Euceda. Em 26 de março de 2019, os agentes o prenderam. Ele foi apresentado perante um juiz no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Oriental de Nova York (EDNY). Na audiência, ele foi acusado de ter violado a 8 USC 1326 (b) (2), reentrada ilegal após deportação e por ser criminoso condenado. Além disso, Euceda será investigado por violação de 18 USC 2250, por não ter se registrado como predador sexual.

“Acosta Euceda já havia sido removido do país uma vez antes da condenação por estupro. É inconcebível que haja alguém que queira um estrangeiro ilegal, previamente condenado por estupro, vivendo em sua vizinhança”, disse Thomas R. Decker, diretor do escritório do ERO em Nova York.

“Os agentes do ICE têm o papel vital de prender e remover os criminosos estrangeiros deste país e continuarão a desempenhar suas funções como pretendido pelo Congresso com veracidade, coragem e profissionalismo”, acrescentou Thomas.

Alcides foi apresentado perante um Juiz do EDNY e encaminhado ao Serviço de Marshals dos EUA, enquanto aguarda julgamento.

Fonte: Brazilian Voice