Bento Viana/GDF

As festas e feriados de fim de ano costumam deixar Brasília pouquíssimo movimentada no período, exceto o dia 1º de janeiro a cada quatro anos, dia de posse presidencial. No primeiro dia de 2019 será assim. A capital federal já vive, aliás, um final de ano atípico com a véspera da festa de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro.

A Agência de Notícias do Ministério do Turismo realizou “uma rápida pesquisa nos maiores sites de busca do País, que mostram oferta praticamente esgotada nos hotéis mais caros de Brasília, enquanto nos de padrão médio restam poucas unidades à disposição”. O Distrito Federal tem 279 estabelecimentos de hospedagem, de todos os tipos e categorias, segundo levantamento realizado pelo IBGE/MTur.

A expectativa da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal é que o evento, daqui a quatro dias atraia de 250 mil a 500 mil pessoas para a Esplanada dos Ministérios, um dos principais circuitos turísticos da capital.

A cidade vai receber na ocasião chefes de estado – o Itamaraty estima a presença de 60 delegações internacionais -, turistas de várias regiões do País, além da população local. Nos hotéis da cidade a expectativa é de que a ocupação supere os 85%, segundo o secretário adjunto de Turismo do GDF, Jaime Recena.

Mesmo com o funcionamento do comércio em horário especial, com shoppings e lojas fechando no dia 1º, segundo a Fecomércio DF, a posse presidencial vai mudar a rotina de fim de ano. A expectativa do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Sindhobar-DF) é que a movimentação da cidade reflita nos restaurantes. Pelo menos 10% deles devem abrir as portas para atender o público que vai lotar a cidade.

SEGURANÇA

Os turistas que forem a Brasília somente para a posse presidencial estarão restritos em relação aos pontos turísticos da cidade. Não poderão visitar importantes atrativos da Praça dos Três Poderes como o Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremos Tribunal Federal. A visitação estará suspensa até o dia 3 de janeiro, devido aos preparativos para a cerimônia de posse. As visitas guiadas ao Congresso, por exemplo, serão retomadas no dia 4 de janeiro. A festa da virada também foi transferida de local: da Esplanada dos Ministérios para o estacionamento do Estádio Mané Garrincha.
Fonte: PANROTAS