Criado para avaliar e indicar os destinos mais atrativos e seguros para viajantes que fazem parte da comunidade LGBT, o Spartacus Gay Travel Index 2019 colocou Portugal, Suécia e Canadá, empatados, como os melhores locais entre 197 regiões avaliadas. O Brasil, por outro lado, caiu da 55ª para a 68ª colocação no ranking.

O índice da Spartacus analisa 14 critérios em três categorias, incluindo questões como direitos civis, casamento entre pessoas do mesmo sexo, leis anti-homofobia, paradas de orgulho gay e perseguições ou punições contra homossexuais.

Divulgação NYC & Company/ Walter Wlodarczyk

De acordo com o relatório, a queda do Brasil no ranking se deu pela troca de governo, passando para uma linha direitista que já deu diversas demonstrações de falta de habilidade para lidar com o tema. Segundo a publicação, a postura de autoridades tem gerado um sentimento homofóbico e transfóbico mais aflorado, alimentando mais casos de violência contra gays e transexuais.

Considerando os países da América Latina, o Uruguai foi o que teve o melhor desempenho, ocupando o 17º posto ao lado de França, Gibraltar, Groenlândia, Irlanda e Suíça. A Colômbia apareceu na 23ª posição, junto de Polinésia Francesa, Alemanha, Israel e Nova Caledônia.

Líder do ranking pela primeira vez na história, Portugal deu um salto da 27ª posição para a ponta em apenas um ano. Já a Índia, que diversas vezes aparece nos noticiários por casos de violência contra gays ou mulheres, teve uma melhora considerável, passando da 104ª colocação para a 57ª, à frente até mesmo do Brasil.

Entre os piores destinos considerados pelo índice, estão: Chechênia (Rússia), Somália, Arábia Saudita, Irã, Iêmen, Emirados Árabes Unidos, Líbia, Afeganistão, Catar, Malawi e Camarões. Para ler o relatório completo, clique aqui.

Confira o ranking dos 40 melhores destinos LGBT para 2019:

Posição País/Região Continente
Canadá América do Norte
Portugal Europa
Suécia Europa
Áustria Europa
Bélgica Europa
Dinamarca Europa
Finlândia Europa
Islândia Europa
Luxemburgo Europa
Malta Europa
Holanda Europa
Nova Zelândia Oceania
Noruega Europa
Reunion África
Espanha Europa
Reino Unido Europa
17º França Europa
Gibraltar Europa
Groenlândia América do Norte
Irlanda Europa
Suíça Europa
Uruguai América do Sul
23º Colômbia América do Sul
Polinésia Francesa Oceania
Alemanha Europa
Israel Ásia
Nova Caledônia Oceania
28º Andorra Europa
Argentina América do Sul
Austrália Oceania
Guadalupe América do Norte/Caribe
Martinica América do Norte/Caribe
Eslovênia Europa
África do Sul África
35º República Tcheca Europa
Estônia Europa
Guam Oceania
Porto Rico América do Norte/Caribe
Liechtenstein Europa
Eslováquia Europa

Fonte: PANROTAS