Uma das cidades mais cosmopolitas da Europa, o Porto foi descoberto pelo mundo nos últimos anos e, da noite pro dia, se encheu de novidades: restaurantes de grandes chefs, bares badalados, lojas e hotéis design. A cidade nunca esteve tão vibrante, nunca ganhou tantos prêmios internacionais, nunca se encheu tanto de turistas. Neste momento de pausa, aproveitamos para mergulhar em três grandes atrações locais.

Palácio da Bolsa

O Pátio das Nações: entrada para o maravilhoso mundo do Palácio da Bolsa

O Pátio das Nações: entrada para o maravilhoso mundo do Palácio da Bolsa (Reprodução/Reprodução)

Erguido entre meados do século 18 e os primeiros anos do século 19, este palacete neoclássico erguido para sediar as negociações comerciais na cidade é uma das maiores joias do país, com seus ambientes ricamente decorados. A visita virtual começa pelo lindo Pátio das Nações, sob uma imensa cúpula de ferro e vidro e 20 brasões representando os países com os quais Portugal mantinha relações comerciais na época de sua inauguração. E segue pelas lindas escadas e salões – entre eles, o grande highlight: o salão árabe, cujos detalhes foram inspirados nos traços do Alhambra, em Granada, na Espanha, o último bastião da dominação moura na Península Ibérica. Detalhe: ele teria sido revestido com nada menos que 18 quilos de ouro!

Casa da Música

O exterior da Casa da Música: forma de diamante lapidado

O exterior da Casa da Música: forma de diamante lapidado (Reprodução/Reprodução)

Sede da Orquestra Nacional do Porto e grande referência cultural em todo o continente, o edifício inaugurado em 2005 na região da Boa Vista é uma obra-prima da arquitetura futurista que é a marca registrada do holandês Rem Koolhaas, vencedor do Prêmio Pritzker, considerado o Oscar da arquitetura mundial. Do lado de forma, intriga com o seu formato que lembra um diamante lapidado. Do lado de dentro, é pura tecnologia, onde brilha a acústica trabalhada à perfeição. A visita virtual começa do lado de fora, com uma bela panorâmica aérea, e segue por diversos ambientes internos. 

Livraria Lello

A famosa escadaria que inspirou J.K. Rowling nos tempos em que viveu no Porto: por aqui, sem muvuca!

A famosa escadaria que inspirou J.K. Rowling nos tempos em que viveu no Porto: por aqui, sem muvuca! (Reprodução/Reprodução)

Uma das mais belas livrarias do mundo, a Lello foi aberta em 1906 em plena Rua das Carmelitas, no coração do centro histórico da cidade. Faz anos que ela tem status de atração turística, com sua bela fachada neogótica e interior rebuscado, recheado de vitrais. Mas desde que suas escadas serviram de inspiração para a escritora J.K. Rowling criar as escadas móveis de Hogwarts (dos tempos em que ela viveu na cidade e frequentou assiduamente suas prateleiras), que a coisa foi levada a sério. É comum haver filas de turistas na porta e um congestionamento de pessoas ávidas por selfies nas tais escadas. O movimento aumentou tanto que a livraria começou a cobrar uma taxa de entrada (€ 5), devolvida em caso de compra de livros. Na visita virtual, é possível ver de perto (e sem muvuca!) todos os detalhes, como o teto, os vitrais e os relevos de grandes escritores portugueses (entre eles Guerra Junqueiro e Eça de Queiroz) que decoram as prateleiras.

Fonte: Viagem e Turismo