Giuliano Gomes/PR Press/FolhapressEx-governador do Rio Sérgio Cabral chega ao IML de Curitiba (PR) para exame de corpo de delito19/01/201817h39O tratamento medieval que a Polícia Federal dispensou ao ex-governador nesta sexta-feira (19), só fragiliza a Operação Lava Jato. Porque investigação de qualidade e polícia de primeira linha não desviam um milímetro da legalidade nem afrontam a dignidade do preso, prevista na legislação.
O melhor exemplo desse padrão é a Scotland Yard, a polícia inglesa, considerada uma das mais eficientes do mundo e respeitadora da lei.
Qual é o sentido de colocar correntes nos tornozelos de Cabral? Só pode ser para humilhá-lo, para mostrar que ele não terá as regalias que recebia no Rio de Janeiro, como o que o ex-governador conseguiu contrabandear para dentro do presídio e as que recebia de restaurantes estrelados.
Correntes nos pés é humilhação porque remete ao passado escravocrata do Brasil, ao tempo em que capitães do mato desfilavam com negros arrastando correntes nas ruas do Rio, Salvador e Recife para que eles não ousassem mais fugir. Era uma lição muito clara: “Veja só o que acontece com quem desafia os senhores de escravos”.

Fonte: Folha de S.Paulo