SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deve divulgar uma nota na tarde desta quinta-feira (22) posicionando-se contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), mas sem fazer uma defesa explícita da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na nota, FHC deve defender a democracia, o respeito às instituições e aos direitos humanos. Ele vem sendo cortejado há alguns dias pela campanha de Lula para que manifeste seu apoio já no primeiro turno, dentro da proposta de formar uma frente ampla contra o atual presidente.

FHC, no entanto, tem dificuldade de fazer esse gesto no primeiro turno, pelo fato de o seu partido estar aliado à chapa de Simone Tebet (MDB), tendo indicado a vice, Mara Gabrilli.

Nesta semana, diversas figuras públicas do entorno do ex-presidente já anunciaram voto em Lula, como o diretor-geral da fundação que leva seu nome, Sergio Fausto, os ex-ministros da Justiça José Carlos Dias e Miguel Reale Jr. e o ex-secretário de Direitos Humanos José Gregori.