Todos os Departamentos de Polícia de New Jersey são obrigados a equipar seus policiais de patrulha com câmeras corporais a partir desta terça-feira, 1º de junho. A legislação (S1163 e A4312) foi assinada pelo governador Murphy em 24 de novembro de 2020 e a partir de 1º de junho de 2021, todos os policiais de patrulha em New Jersey usem câmeras corporais durante o serviço. Anteriormente, menos da metade das agências do estado usavam essa medida.

O evento para comemorar o primeiro dia deste novo mandato foi realizado em Camden, onde os oficiais da cidade já usam câmeras desde 2016. O governador estava acompanhado pelo Procurador Geral Gurbir Grewal e outros policiais.

Depois de assinar o projeto de lei, Murphy também alocou US $58 milhões em doações que os departamentos podem solicitar para pagar pelo equipamento. Em resposta, o procurador-geral Grewal anunciou concessões a 487 agências de aplicação da lei em todo o estado para a compra de câmeras corporais. As agências solicitaram fundos para a compra de 28.214 câmeras a um custo total de aproximadamente US $57,5 milhões.

NJ gov. visits Camden to mark state's 1st day of police camera mandate

O Gabinete do Procurador-Geral está administrando o programa de subsídio de reembolso e as agências recebem financiamento de US $2.038 por câmera, que pode ser usado para comprar câmeras e equipamentos necessários para operá-las e para cobrir os custos de armazenamento de imagens. Muitas agências continuam a trabalhar para cumprir o mandato e permanecem em vários estágios do processo de aquisição.

“Aqui em New Jersey, levamos a sério a promoção de uma cultura de responsabilidade e transparência na aplicação da lei. As câmeras corporais são uma ferramenta poderosa para auxiliar nesses esforços, e esse financiamento vai garantir que centenas de delegacias de polícia tenham acesso a elas”, disse o promotor Grewal durante o evento.

Essa lei também regulamenta o uso de câmeras corporais. Para fazer isso, os policiais devem manter a câmera ativa ao responder a uma chamada de serviço, ao iniciar um trabalho de aplicação da lei ou no meio de uma investigação. Eles também têm que alertar os sujeitos que a câmera está ligada e podem, em certas ocasiões, pedir para desativá-la.

Para proteger a privacidade de pessoas em situações delicadas, como em uma escola, centro médico ou local de culto, as câmeras podem ser desativadas.

O governador Murphy acredita que o aumento do uso de câmeras é fundamental para construir a confiança entre os policiais e as comunidades que atendem.

Pesquisas externas também mostram que as câmeras são eficazes, de acordo com Murphy: Um estudo de 2012 descobriu que o uso da força por policiais com câmeras foi reduzido em 59% e as reclamações contra policiais diminuíram em 87% em comparação com o ano anterior, quando os policiais não estavam carregando máquinas fotográficas.

Fonte: Brazilian Press