SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma petição pedindo a anulação do primeiro título de Fórmula 1 de Max Verstappen atingiu mais de 80 mil assinaturas.

O britânico Patel Gordon-Bennett iniciou a petição nas redes sociais com o objetivo de anular o resultado do GP de Abu Dhabi de 2021.

Nesta terça (11), o assunto foi um dos mais comentados no Twitter, após uma publicação retuitar o link para a petição.
Apesar da mobilização, há pouquíssimas chances de reação da FIA, e a Mercedes terá que manter o foco na atual campanha da F1 .

ENTENDA O CASO

No GP de Abu Dhabi, em 2021, Lewis Hamilton foi ultrapassado por Max Verstappen no final da corrida, e o piloto holandês conquistou o título mundial daquela temporada.

O britânico liderava a corrida, mas o piloto da Williams, Nicholas Latifi, rodou, fazendo com que um safety car fosse chamado para a pista. Com isso, Verstappen dirigiu até os boxes e colocou pneus novos em seu Red Bull.

A mudança parecia ter pouco efeito prático, já que o diretor da corrida, Michael Masi, havia instruído que os carros que haviam rodado não poderiam ultrapassar o veículo da FIA, de acordo com o regulamento da F1.

Porém após pressão do chefe da Red Bull, Christian Horner, Masi mudou de ideia e permitiu uma volta na corrida. Assim, os pneus de Verstappen fizeram a diferença.

A Mercedes imediatamente apelou da decisão, mas o diretor da Mercedes, Toto Wolff, acabou desistindo da objeção.