Cuidar do coração é fundamental para a saúde geral do corpo, e pequenas mudanças nos hábitos diários podem fazer uma grande diferença na prevenção de doenças cardiovasculares, que são responsáveis por uma grande quantidade de mortes em todo o mundo.

Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 30% das mortes no país, sendo a principal causa de morte entre homens e mulheres.

Entre as doenças cardiovasculares mais comuns estão a hipertensão arterial, a insuficiência cardíaca, o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

A revista Women’s Health cita a American Heart Association, a Harvard Medical School e a Mayo Clinic e apresenta as mudanças que pode fazer para melhorar a saúde cardiovascular.

1- Comer mais frutas e vegetais;
2- Reduzir a quantidade de açúcar;
3- Comer mais grãos integrais;
4- Aumentar a ingestão de ômega 3;
5- Escolher proteínas saudáveis;
6- Juntar mais gorduras saudáveis;
7- Diminuir a ingestão de álcool;
8- Reduzir o consumo de alimentos processados;
9- Diminuir a ingestão de sal;
10- Aumentar o número de treinos;
11- Parar de fumar;
12- Cozinhar mais em casa.

Além das dicas mencionadas, como comer mais frutas e vegetais, reduzir a quantidade de açúcar e diminuir a ingestão de sal, é importante também manter um peso saudável, controlar o estresse, dormir bem e fazer check-ups regulares com um médico para monitorar a saúde do coração.

Praticar exercícios físicos regularmente, como caminhar, nadar ou correr, é outra maneira importante de manter o coração saudável e fortalecido.

Ainda assim, é importante lembrar que cada pessoa é única e deve sempre consultar um profissional de saúde antes de fazer mudanças significativas em sua dieta ou rotina de exercícios.

Leia Também: Sofre com retenção de líquidos? Descubra cinco dicas para desinchar