Existem prazos de validade de certos produtos que devem ser respeitados. Em algumas situações, pode não haver problema, mas em outros casos o melhor é mesmo confirmar as datas e ter atenção antes de consumir.

A revista Reader’s Digest falou com a nutricionista Jessica Crandall para perceber em que casos o melhor é mesmo jogar os produtos fora.

Frascos de pastas e molhos

Podem parecer que duram uma eternidade, mas assim que forem abertos a contaminação pode acontecer. “As bactérias começam a se multiplicar assim que abre um frasco, especialmente se houver contaminação cruzada”, explica a nutricionista. Assim que coloca uma faca ou uma colher no interior, está colocando bactérias para dentro.

Ovos 

Ovos crus podem ficar no frigorífico entre três a cinco semanas. 

Queijo

Queijos como o cheddar e o gouda acabam por durar mais tempo, já que têm menos umidade para as bactérias se desenvolverem. Já ricota, requeijão, feta, brie ou de cabra estragam depressa. Duram entre uma a duas semanas na geladeira.

Salames, presunto

As fatias de presunto e peru conseguem ficar na geladeira entre três a cinco dias. “O melhor é perceber sempre se existe alguma alteração no cheiro ou textura.”

Leia Também: Sarampo: risco de surto no continente americano é o maior em 30 anos