Foto5 Patrulha da Fronteira Patrulheiros liberam imigrantes detidos por falta de alojamentos
Os 50 imigrantes haviam sido detidos na fronteira dos EUA com o México, nas imediações de McAllen (TX)

O porta-voz do CBP, Carlos Diaz, detalhou que os 50 imigrantes receberam avisos de comparecerem ao tribunal e liberados a ONGs locais

Na terça-feira (19), agentes do Departamento de Alfândega & Patrulha na Fronteira (CBP) liberaram 50 imigrantes detidos na fronteira nas proximidades de McAllen (TX) devido à falta de espaço nos centros de detenção. Os representantes do CBP informaram que esses imigrantes liberados eram apenas a primeira leva das centenas que eles serão obrigados a liberar nos próximos dias em virtude da falta de recursos.

O porta-voz do CBP, Carlos Diaz, detalhou que os 50 imigrantes receberam avisos de comparecerem ao tribunal e liberados a ONGs locais, após o centro de processamento em McAllen onde eles foram autuados estar lotado devido ao grande número de imigrantes que chega todos os dias.

“Trata-se de uma crise”, disse um patrulheiro. “Não é uma crise autodeclarada”.

O comentário feito pelo patrulheiro se alinha com aqueles feitos pelo Presidente Donald Trump e a secretária do Departamento de Segurança Nacional (DHS), Kirstjen Nielsen. Ambos alertaram para os números altos de famílias centro-americanas que chegam aos postos na fronteira todos os dias.

“Em fevereiro nós tivemos um pulo de 30% com relação ao mês anterior, com os agentes encontrando e prendendo quase 75 mil estrangeiros”, disse Nielsen ao Comitê da Câmara de Segurança Nacional, início de março. “Isso significa o aumento de 80% durante o mesmo período em 2018. Eu posso dizer hoje que o CBP está prevendo que o problema ainda piorará nesta primavera, quando a temperatura aumentar”.

“Mais de 60% do fluxo atual é composto de famílias e crianças desacompanhadas, sendo 60% não mexicanos”, acrescentou.

O comentário de Kirstjen foi baseado na lei de imigração que exige aos os candidatos a asilo de países que não façam fronteira com os EUA devam permanecer nos EUA enquanto as aplicações deles são processadas.

Fonte: Brazilian Voice