do Qualidade Online

Parques de diversões voltam a todo vapor na retomada do Turismo

Parques de diversões voltam a todo vapor na retomada do Turismo

Com a retomada do Turismo, as atrações turísticas e parques temáticos estão cada vez mais recuperando seus lugares sob os holofotes. De acordo com pesquisa da TRVL LAB, Insights para o Turismo, “diversão” (63,12%), “celebrar a vida e momentos” (50,98%) e “reunir a família/amigos” (49,89%) estão entre as principais razões para realizar viagens de lazer. Motivações que podem ser facilmente relacionadas às “atrações turísticas” e “parques temáticos/ aquáticos”, que inclusive aparecem na mesma pesquisa como as atividades favoritas a serem realizadas nos destinos, por 87,61% e 59,74% dos viajantes, respectivamente.

De acordo com Carolina Negri, presidente executiva do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), o que vem sendo observado é que o segmento está seguindo as tendências de viagens e demanda reprimida conforme a situação epidemiológica melhora. “Ainda no ano passado, vivemos a tendência das viagens para os arredores, de carro, e o primeiro público visitante na retomada foi o local e tivemos uma série de promoções incentivando isso, com descontos para moradores, como fez o Rio de Janeiro. Já neste ano, especialmente após as pautas de vacinação completas, verificou-se uma retomada mais pujante das viagens”, explicou.

Inclusive, o avanço da vacinação, a demanda reprimida e a limitação de alguns players tem sido motivo de esperança para o Sindepat. “O alto valor do dólar e do euro desestimula viagens para fora do Brasil. Existem, também, muitos brasileiros que descobriram o Brasil, e certamente vão voltar a viajar pelos inúmeros destinos que temos por aqui. Acredito que uma parte do mercado que tradicionalmente viaja para o Exterior possa trocar, neste momento, a viagem internacional por destinos domésticos, evitando um câmbio desfavorável e tempos ampliados em aeroportos por conta das novas regras de biossegurança, apesar da queda das restrições para brasileiros na maioria desses destinos”, disse.

Ainda assim, a pesquisa da TRVL LAB aponta que a “insegurança com o estado geral da pandemia” segue sendo o principal desmotivador de viagens, superando a “situação econômica” e “câmbio”. Mas Carolina tem consciência disso e aponta a recuperação da confiança do consumidor como o principal desafio neste período. “Os protocolos são fundamentais, assim como a vacinação, mas a segurança completa do turista passa também pelo comportamento de cada visitante. Os protocolos só terão validade se forem respeitados pelos visitantes. Todos somos responsáveis, tanto os parques e atrações quanto cada visitante”, ponderou a presidente executiva do Sindepat.

Considerando todas as variáveis, o sentimento predominante para Carolina, Sindepat e setor é de otimismo. Algo que apoia essa positividade são os bons números apresentados por associados da entidade recentemente. O Hot Beach, em Olímpia (SP), registrou em julho deste ano receita 16% maior que a de julho de 2019, antes da pandemia. Em Foz do Iguaçu, a ocupação média da hotelaria alcançou 82% em outubro após apresentar número próximo a zero em abril. Na capital paulista, o Índice Mensal de Atividade do Turismo, da Fecomercio-SP, tem aumentado mês a mês, com crescimento de 18% em julho, quando chegou a 63 pontos, o maior desde março de 2020.

“É preciso sempre ressaltar que o Brasil é um País continental, com cenários diferentes em cada região. Assim como a pandemia não atingiu da mesma forma cada região, a recuperação também está ocorrendo em diferentes velocidades pelo País. Mas o importante é que vemos ela acontecer. Nunca imaginamos que a retomada ocorreria de um dia para o outro. Sempre entendemos que seria um processo, que começou no ano passado, com as reaberturas, e se consolidou neste ano, com o avanço da vacinação. Estamos muito otimistas para a próxima temporada e para 2022”, concluiu Carolina.

Divulgação

Natal do Shrek no Beto Carrero World

Natal do Shrek no Beto Carrero World

DESTAQUES NACIONAIS
Mesmo enfrentando a pandemia, o Brasil conta com o parque temático e o parque aquático mais visitados na América Latina em 2020. De acordo com estudo publicado pela Themed Entertainment Association, o Beto Carrero World, em Penha (SC), foi o parque temático mais visitado na região no ano passado, ultrapassando o Six Flags México, que foi o campeão de visitação em 2019. No entanto, o ano de 2020 representou dificuldades para todos. O Beto Carrero apresentou queda de 44,1% na visitação em relação a 2019, caindo de 2,2 milhões de visitantes para 1,2 milhão. Já o seu concorrente mexi – cano anotou queda de 75%, de 2,8 milhões de visitantes para 701 mil.

Já o Thermas dos Laranjais, de Olímpia (SP), liderou o mesmo estudo relacionado a parques aquáticos na América Latina, superando novamente o Bahamas Aquaventure Water Park, dessa vez com uma diferença maior devido à queda de 72,8% na visitação do parque das Bahamas. O resultado positivo do parque no interior paulista veio apesar da queda de 50% na visitação de 2019 para 2020, passando de 1,8 milhão de pessoas em 2019 a 922 mil visitas no ano passado. Na sequência do top 10, aparecem mais cinco brasileiros: Hot Park, em Goiás (734 mil visitantes); o Beach Park, no Ceará (312 mil); e os paulistas Magic City Water Park (355 mil); Thermas Water Park (315 mil); e Hot Beach (243 mil).

Mesmo com números negativos, que ainda puderam ser avaliados positivamente ao comparar com outras regiões, os empreendimentos brasileiros não pararam durante a pandemia e aproveitaram o período para realizar investimentos e preparar novidades para seus visitantes. Após sediar eventos gastronômicos, como o Festival Masterchef e o Oktoberfest, o Beto Carrero World voltará a realizar o Natal do Shrek ainda este ano. Enquanto isso, o Hot Beach, em Olímpia (SP), tem uma nova parceria com o grupo Heineken que tem gerado novas atrações; e o Beach Park inaugura em dezembro um novo toboágua desenvolvido em parceria com o DJ Alok. Além disso, Olímpia (SP) e Rio Quente (GO) têm novas opções de hospedagem para aqueles que planejam se divertir nos parques aquáticos das cidades.

Divulgação

Disney World, na Flórida (EUA)

Disney World, na Flórida (EUA)

QUERIDINHOS INTERNACIONAIS
Enquanto isso, os parques temáticos internacionais seguem com tudo, principalmente os queridinhos dos brasileiros em Orlando, na Flórida. No Universal Orlando Resort, as novidades são a Jurassic World VelociCoaster, montanha-russa inspirada na franquia de filmes com dinossauros que impulsiona os visitantes a 47 metros no ar em velocidades de até 112 quilômetros por hora, e o DreamWorks Destination, espaço temático para interagir com personagens de filmes do estúdio como Trolls, Madagascar e Kung Fu Panda. Na parte de hotelaria, foi inaugurado o Universal’s Endless Summer Resort – Dockside Inn And Suites, o segundo hotel da categoria econômica do complexo com 2.050 quartos.

“O Universal Orlando Resort está pronto para receber os turistas brasileiros quando eles se sentirem prontos para viajar novamente. Temos novidades incríveis que abrimos em 2021 e que muitos viajantes ainda não conhecem. Treinamos mais de três mil agentes de viagens durante estes meses, portanto, estamos confiantes que nossos parceiros estão prontos para atender esta demanda reprimida e garantir férias épicas aos nossos visitantes no Universal Orlando Resort”, afirmou Gabriella Cavalheiro, diretora de Vendas da Universal para América Latina.

Já o Walt Disney World Resort está promovendo uma celebração de 18 meses pelos 50 anos do complexo temático com novos espetáculos e iluminação noturna especial nos parques, além de comidas, bebidas e produtos comemorativos. Outro destaque é a expansão do parque Epcot, com novas atrações já inauguradas no pavilhão da França, o brinquedo Remy’s Ratatouille Adventure e o restaurante La Creperie de Paris, e uma atração de Guardiões da Galáxia, da Marvel, a ser inaugurada em 2022.

Além disso, Disney World, também terá um novo hotel, ou melhor, uma experiência imersiva de Star Wars com o Star Wars: Galactic Starcruiser a ser inaugurado no dia 1o de março de 2022. “Estamos muito animados com o retorno dos hóspedes brasileiros e de outros viajantes internacionais, e sabemos que há uma demanda reprimida em todo o mundo por férias na Disney. O lançamento da celebração do 50o aniversário do Walt Disney World no mês passado também foi planejado de maneira ideal. Novas atrações e experiências estreando durante a celebração reforçam a compreensão dos convidados internacionais de que há muitas novidades esperando por eles”, afirmou Cinthia Douglas, diretora de Vendas da Disney Destinations para América Latina.

Confira abaixo outras matérias da revista edição especial 18º Fórum PANROTAS, distribuída no Fórum PANROTAS 2021.

Fonte: PANROTAS